Os municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde vão aderir ao sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Ave, na componente de saneamento de águas residuais em alta. O acordo foi obtido mesmo sobre o limite para poderem usufruir de fundos comunitários. No âmbito do acordado, a "Águas do Ave" compromete-se a investir uma verba que ultrapassa os 30 milhões de euros até 2010, garantindo uma cobertura de 80%.
"Não podíamos perder esta oportunidade, tanto mais que urge iniciar os investimentos previstos para a rede de saneamento em alta", justifica o presidente da câmara de Vila Verde. José Manuel Fernandes realça "a forma de funcionamento articulado e integrado proposto por este sistema multimunicipal, numa lógica de economia de escala que potenciará a sua auto-sustentabilidade e a indispensável eco-eficiência".
Os executivos municipais votaram as respectivas propostas, num documento que aponta investir dez milhões de euros em Amares, sete milhões em Terras de Bouro e 16 milhões em Vila Verde, na instalação e reforço de uma grande rede de saneamento em alta, com prioridade para a construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR's) e respectivas ligações.
Na prática os três concelhos serão integrados numa rede e ligados entre si através de duas ETAR's o subsistema do Cávado/Homem (Vila Verde e Amares) e o subsistema do Homem/Moimenta (Vila Verde e Terras de Bouro). No restante, os equipamentos a instalar ou a reforçar estarão localizados em áreas de recolha directa dos municípios em causa. Os investimentos e gestão da rede de saneamento em alta foram atribuídos da "Águas do Ave" por um período de 30 anos, cabendo às autarquias a manutenção, conservação e reparação dos órgãos ou condutas do seu próprio sistema municipal. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira
0 comentários:
Enviar um comentário