A maior árvore natural de Natal do país será iluminada no próximo dia 8 de Dezembro. Tem 49 metros de altura, é uma araucária excelsa e está situada no Jardim dos SLAT, em Viana do Castelo. Apesar de ficar junto à igreja de Santo António, face à Avenida 25 de Abril, a árvore de natal é vista em grande parte da cidade, iluminando assim as noites dos vianenses que se preparam para a época natalícia.
A árvore com 49 metros é uma araucária excelsa, espécie resinosa originária da ilha australiana de Norfolk, que, no seu desenvolvimento máximo, pode atingir os 50 metros de altura, chegando o tronco a medir na base quase dois metros de diâmetro.
Para a iluminação da árvore vianense são necessários cerca de dois quilómetros de fio eléctrico que suportam 230 gambiarras com 12 lâmpadas de 25 volts cada uma, o que perfaz 2740 lâmpadas, a que se juntam 200 metros de mangueira com seis mil lâmpadas, somando tudo um total de 8740 lâmpadas que consomem, durante o tempo de iluminação, mais de 100 mil volts.
A iluminação da árvore é iniciativa da Câmara Municipal, através da sua Divisão de Acção Cultural (DAC). "Vítor Barbosa e Paredinha Afonso são os funcionários corajosos que executam o trabalho manualmente, sem utilização de qualquer tipo de escada, pelo que necessitam de grande dose de sangue frio, pois, quando atingem o cimo da árvore, qualquer leve brisa faz com que o extremo da copa oscile mais de um metro", disse Cunha Leal, responsável pela DAC.
A Câmara Municipal considera mesmo que esta é a maior árvore, não só de Portugal, mas de toda a Europa, pois a Grécia tem a segunda mais alta, com menos dez metros, garantiu Cunha Leal. O responsável referia-se a árvores de Natal naturais, "pois existem maiores, como em Lisboa, mas são artificiais", salientou. Fonte JN por Miguel Rodrigues
0 comentários:
Enviar um comentário