
Um novo espaço, mais 25% de expositores, um festival de gastronomia e um alargamento no número de dias são as principais novidades deste ano da Festa das Colheitas de Vila Verde, que se realiza entre os dias 4 e 8.
"O gosto pelas tradições, a defesa das riquezas naturais e a valorização da economia rural continuam a ser relevantes imagens de marca de Vila Verde", por isso, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Fernandes, espera que "o novo formato da feira tenha a adesão do costume por parte dos vila-verdenses", e que "a aposta na tradição e nas raízes locais sejam um chamariz para todos aqueles que queiram visitar o município".
A Festa das Colheitas muda de local este ano, passando da Praça de Santo António para o Campo da Feira, "porque, para além do antigo espaço já ser pequeno para todas as solicitações, pretendeu-se concentrar todas as iniciativas do certame no mesmo espaço, coberto, uma vez que o crescimento gradual da feira começava a dispersar e, em alguns casos, a não haver capacidade para suportar tantos pedidos", justifica o vereador da Cultura.
A realização de um festival gastronómico, com representações do Minho, Oeste, serra da Estrela e Beira Baixa, marcará também a feira, que assim reforça a vertente da gastronomia.
Os concursos de mel, da broa e da marmelada, entre outros, levarão sabores às malhadas e espadeladas. A "Festa do Caurdo", "outro dos motivos pelo qual a festa mudou de lugar", marcará o final de tarde do dia 7.
Recorde-se que, no ano passado, a Festa das Colheitas ficou marcada com a entrada de Vila Verde para o 'Guinness', com a maior concentração mundial de concertinas. Sem levantar muito a ponta do véu, o vereador Rui Silva prometeu novidades para a edição deste ano "O encontro de cavaquinhos, que vai organizar, no dia 5, é a génese para algo que se está a pensar para o ano".
Este ano estão presentes 127 expositores no certame, distribuídos pelas áreas do artesanato, alfaias agrícolas, produtos tradicionais, tasquinhas, restaurantes e exposição de gados, aves e ovinos/caprinos. Haverá, também, oito concursos para promover e valorizar os produtos rurais típicos, distribuídos pelos cinco dias da festa vinha, artesanato, mel, doces típicos, pecuária, raças avícolas nacionais, broa e frango. Fonte JN por PAP
0 comentários:
Enviar um comentário