Vila Verde: Apresentação do cartaz do "Santo António"


Tony Carreira e Boss AC são os nomes mais sonantes.

"Um momento onde os vilaverdenses manifestam o que são". É assim que o autarca de Vila Verde define as festas concelhias em honra de Santo António, cujo cartaz foi ontem apresentado e que se realizam entre os dias 9 e 13. "A coexistência do profano e religioso é uma das suas marcas mais características, bem como a participação de um número muito elevado de pessoas e instituições do concelho", começou por dizer José Manuel Fernandes. Aliás, "uma das particularidades das festas deste ano, é o aumento de gente a participar, de forma gratuita, para enriquecer o cartaz", o que se traduziu numa redução de 25% da comparticipação da câmara.

Os grupos de Zés Pereiras, gigantones e cabeçudos, anunciam as festas logo pela manhã. O festival internacional de folclore, cantares ao desafio, eventos desportivos, espectáculos musicais, este ano com Tony Carreira e Boss AC como cabeças de cartaz, concursos, exposições, jogos tradicionais, corridas de cavalos e muitos outros acontecimentos preenchem o programa.

O vereador da cultura destaca as novidades do programa "No dia 11, vai realizar-se uma corrida de cavalos a galope de competição com a presença de 40 cavaleiros portugueses e galegos. Irão também ser introduzidas as marchas populares que, este ano, ficarão a cargo de 300 alunos, mas que no próximo se pretendem mais alargadas". A sétima edição da volta a bicicleta a Vila Verde irá também sofrer alterações: "Vai terminar com um novo formato, num minicircuito de quatro voltas no concelho, que funcionará como balão de ensaio para, no próximo ano, se fazer um circuito entre Vila Verde e Prado.

A autarquia quer maior envolvimento das pessoas numas festas "que têm o melhor cartaz do norte do país", por isso, não descarta a hipótese "de as pessoas começarem de forma simbólica a pagar a riqueza de um cartaz que é uma referência para toda esta região". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira
Programa Completo aqui

0 comentários: