Braga: Força Aérea quer juntar dez mil pessoas!



A Força Aérea (FA) Portuguesa comemora o 54.º aniversário a 1 de Julho, em Braga, com a presença do ministro da Administração Interna e do chefe do Estado-Maior, com o objectivo de se dar a conhecer e atrair mais jovens. Espera, por isso, conseguir uma assistência de dez mil espectadores nas cerimónias militares desse dia. As comemorações, que decorrem entre 24 deste mês e 2 de Julho, incluem iniciativas como a inauguração de um monumento, exposições de aeronaves e exibições de cães militares.

Segundo o chefe do Gabinete de Relações Públicas das FA, coronel Carlos Barbosa, esta é a primeira vez que este ramo das Força Armadas desenvolve um evento desta dimensão na região do Minho. E explicou a razão da selecção de Braga para as comemorações da FA: "É a cidade onde estamos fora fisicamente, não se ouvem e nem se vêem os aviões a descolar." Para além do que, explicou, a ideia é dar a conhecer a FA e suas missões ao público em geral, e atrair mais jovens para esta vida militar.

E é precisamente na cidade de Braga, mais propriamente na rotunda na Avenida General Carrilho da Silva Pinto, que do dia 25 deste mês será inaugurado um monumento à FA. O que acaba por colocar a Cidade dos Arcebispos no mapa nacional deste ramo das Forças Armadas.

Todos os preparativos desta grande acção da FA estão a movimentar 300 militares, 150 dos quais ficarão até terminarem as festividades a 2 de Julho. A ser assim, os bracarenses poderão, desde logo, apreciar a partir do dia de S. João uma mostra fotográfica da FA no Centro Comercial Braga Parque. É também no dia 24 que se realiza um concerto pela Banda da Força Aérea em Caldas das Taipas. Para além da inauguração do monumento, está prevista para dia 25 a abertura de uma exposição no Parque de Exposições de Braga, onde decorrerão uma série de eventos até 2 de Julho, nomeadamente uma mostra aero- náutica e outra de aeronaves - F16, Pluma com configuração "PAPA" -, exibições de cães militares, rappel, parede de escalada e slide.

Mas o dia da FA é comemorado no Estádio 1.º de Maio a 1 de Julho, com a presença do ministro da Administração Interna e do chefe do Estado-Maior, a realização de demonstrações aéreas e Tattoo Militar. Já na Praia de Esposende decorrem as exibições aéreas - Asas de Portugal e Rotores de Portugal. O evento inclui ainda uma missa campal na serra do Carvalho a 2 de Julho, dia em que as bases aéreas de Monte Real, Sintra, Montijo e Beja, assim como Lajes, nos Açores, estarão abertas ao público.

Refira-se que foi a 1 de Julho de 1952 que a Força Aérea Portuguesa passou a ser um ramo independente, englobando as aviações do Exército e da Marinha. Fonte Diário de Notícias por Susana Pinheiro
Todo o Programa pelo link abaixo:

0 comentários: