Mundo: China cria via pedonal para utilizadores de telemóveis


Às vias especiais para autocarros, táxis, bicicletas ou peões, junta-se agora um novo tipo de via, na China, para responder a uma situação específica: a das pessoas que andam na rua aos encontrões com os outros porque não conseguem deixar de olhar e de mexer no telemóvel.

A cidade chinesa de Chongqing, no sudoeste da China, criou, por isso, uma via pedonal especial apenas para as pessoas que não conseguem largar o telemóvel. A via tem 50 metros de comprimento e três metros de largura. Ao longo da mesma existem sinais pintados a branco a avisar de que tipo de via se trata.
Na realidade são duas vias, divididas em duas, uma que mostra que é permitido caminhar a usar telemóvel ao mesmo tempo e uma outra que indica que é totalmente proibido ter esse comportamento.
Long Cheng, porta-voz da empresa que desenvolveu a ideia na cidade, refere que é preciso lembrar que é perigoso caminhar enquanto se mexe no telemóvel. "É um gesto pouco seguro e com vários perigos potenciais", disse, citado pela CNN.
"Este tipo de vias não é a solução e pode ser indulgente para os viciados em telemóveis no longo prazo", diz Xing Xing, um habitante citado pelo 'China Daily'. Estima-se que na China existam atualmente 500 milhões de utilizadores de 'smartphones', ou seja, mais ou menos o equivalente da população da Europa.

Clique aqui para aceder ao artigo do 'China Daily' e ver imagens da via.

Fonte DN por Patrícia Viegas, com CNN e 'China Daily

0 comentários: