Este fim-de-semana cumpriu-se, com sucesso, mais uma edição da Agridoce – Feira da Agricultura e Doçaria, uma mostra que pelo oitavo ano reuniu o que de melhor há e se faz na freguesia de Cabanelas, Vila Verde.
Pelo quinto ano, este evento integrou a programação turístico-cultural de Vila Verde, Na Rota das Colheitas.
A Agridoce, feira mostra de agricultura, doçaria, artesanato e gastronomia, além de montra do tecido empresarial e da cultura locais, afirma-se, à oitava edição, como um dos mais relevantes eventos do ano para a população de Cabanelas e de Vila Verde.
Um momento de encontro e convívio da população, com poder de atratividade sobre os concelhos limítrofes, tendo recebido a visita de vários milhares de pessoas. As noites de sexta, sábado e a tarde de domingo atestam o sucesso da festa, que foi despoletada, em 2006, pela paróquia local.
Atualmente, a Agridoce consegue manter a popularidade entre as festas do concelho dedicadas às colheitas, estatuto consolidado desde que integrou a programação dinamizada pelo Município de Vila Verde, Na Rota das Colheitas, marcando presença obrigatória no calendário do ano, na freguesia.
O autarca local, António Esquível, explica o sucesso desta e das anteriores edições, fazendo já um balanço “francamente positivo” da edição 2014: “mesmo atendendo à situação de dificuldades económicas atuais, onde nota-se perfeitamente a redução de consumo de bens da feira, vale a pena continuar. Para Cabanelas e para o concelho de Vila Verde é extremamente importante a realização deste evento”.
António Esquível salientou a relevância da Agridoce: “é uma forma de divulgação da freguesia de Cabanelas, das suas tradições. Passam-se aqui momentos bonitos, agradáveis, às vezes até de recordação, atendendo que é uma freguesia muito ligada à agricultura, ao passado.”
A Agridoce tem a particularidade de ser uma feira organizada pela comunidade local, o que a torna suis-generis. O presidente da junta de Cabanelas salienta esse facto: “Isto não é um evento da junta, mas da freguesia, que envolve a junta, o pároco, outras associações e cima de tudo, muitos voluntários. Só com eles é que é possível fazer um evento destes, que se torna autossuficiente e que felizmente, em muitas edições, consegue dar lucro.”
O destino das receitas tem sido anualmente o mesmo: “Todo o dinheiro que tem sobrado em outras edições tem sempre sido aplicado neste espaço, à volta da igreja. Este terreno pertence à paróquia e é sempre com esse objetivo.”
A Agridoce tem contado sempre com a visita de comitivas do executivo municipal liderado por Dr. António Vilela, uma prova da relevância que este evento tem para a economia e cultura do concelho de Vila Verde.
0 comentários:
Enviar um comentário