O presidente da Comissão Europeia (CE) foi agraciado com a oferta do ‘Lenço da Europa’, um Lenço de Namorados especialmente bordado para a Comissão Europeia, pelas bordadeiras da Aliança Artesanal, de Vila Verde.
Durão Barroso realçou “a relevância do projecto no desenvolvimento do empreendedorismo local e na implementação de novos modelos de negócio”.
Uma delegação do Município de Vila Verde e da Aliança Artesanal foi ontem recebida em Bruxelas, na CE, por Durão Barroso, para apresentar o projecto do Centro de Dinamização Artesanal, futura sede da Aliança Artesanal e da marca Namorar Portugal, assim como contextualizar sobre a relevância cultural dos Lenços de Namorados, embaixadores intemporais do artesanato português.
O encontro incluiu a oferta do ‘Lenço da Europa’, um exemplar de Lenço de Namorados especialmente bordado para assinalar um dos momentos altos de um projecto que conta com financiamento comunitário. Do exemplar realça-se a palavra ‘amizade’ bordada em vários idiomas, num exemplar que inclui uma bainha aberta a azul e 12 estrelas a amarelo.
Em reacção, Durão Barroso mostrou-se muito agradado com a ideia do projetco: “Estou extremamente sensibilizado com esta oferta, especialmente por representar um projecto que fomenta o empreendedorismo feminino e por estar na base do desenvolvimento de novos modelos de negócio na região”.
O presidente da Comissão Europeia realçou ainda o facto de este ser um bom exemplo de aplicação dos fundos comunitários: “Fico satisfeito por saber que os fundos são bem aplicados. Este é um excelente projecto, baseado na preservação e no fomento de um ícone do artesanato português assente em valores fortes e positivos. A forma como está a ser desenvolvido revela grande potencial para gerar oportunidades de negócio e de emprego a nível local e regional”.
Esta acção integra o projecto ‘Centro de Dinamização Artesanal - Aliança Artesanal’, aprovado pelo EEC Provere Minho IN, do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com um investimento de 663.028,80 euros e comparticipado a 80 por cento.
0 comentários:
Enviar um comentário