Na Isodet, empresa familiar fundada há 14 anos, todos são formados em química. Iniciada por profissionais com uma larga experiência de multinacionais ligadas ao sector dos produtos de higiene e manutenção industrial, a empresa sempre procurou trazer as preocupações ambientais para os seus produtos.
Fruto destas preocupações, a empresa desenvolveu, há sete anos, um produto que lava automóveis, barcos e motos sem água, o V8 Waterless. Para o utilizar, basta uma embalagem e dois panos microfibra.
“Com a pulverização, o produto faz fluir a sujidade à superfície da chapa. Esse é o segredo do produto. Ele consegue tirar a sujidade que está nos microporos da chapa, sendo que, para isso, basta passar o pano sob a sua superfície”, explicou ao Economia Verde Jorge Governo Antunes, um dos responsáveis da Isodet, que em 2013 facturou €250 mil.
“Depois, com o primeiro pano, recolhemos a sujidade que foi retirada da chapa. O segundo pano faz o polimento e activa uma cera própria do produto, qu lhe confere aquele brilho. E sela a chapa”, continuou.
O responsável afirma que um automóvel precisa de 165 litros de água para ser lavado. Com este processo, a viatura pode ser limpa na sua totalidade – ainda assim, o processo torna-se mais eficiente com uma manutenção regular. “Não há necessidade de ser fazer a limpeza a fundo muitas vezes”, avança Jorge Governo Antunes.
Segundo a Isodet, se todos os carros portugueses fossem lavados, duas vezes por mês, por este processo, seria possível poupar 6.400 piscinas olímpicas de água por ano.
O produto já é utilizado na marinha portuguesa e tem sido exportado para França e Norte de África. Num futuro próximo, a Isodet pretende criar uma máquina de lavar que não utiliza água. Seria uma inovação certamente muito bem recebida nas casas portuguesas. Vídeo-reportagem sobre o projeto:
Fonte GreenSavers
0 comentários:
Enviar um comentário