Os polícias brasileiros já estão a ser equipados de forma a poderem conter a fúria dos manifestantes nos protestos. Um novo equipamento está pronto e pesa cerca de 10 quilos. Qualquer semelhança com um "Robocop" é pura coincidência...
Os agentes do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos vão ficar bem mais protegidos com o novo equipamento de proteção individual, todo produzido com um material plástico muito resistente aos ataques. Só não é à prova de bala. Criado para ser utilizado durante o Mundial2014, o equipamento já pode ser utilizado pelos agentes da autoridade nos protestos de rua com violência.
Além de um capacete que resiste à penetração de objetos pontiagudos, os agentes vão usar, também, um colete que protege tórax, ombros e costas, e caneleiras mais longas que resguardam os joelhos e os pés.
A complementar o equipamento há, também, uma máscara antigás de pimenta e lacrimogéneo, um protetor de mãos resistente a chamas até 427 graus e um cinto com a capacidade de acoplar dois coldres: um para arma de calibre .40 e outro para pistola de choque (taser).
Contudo, apenas um novo equipamento, mais protetor e eficaz, não basta. Por isso, os agentes estão a ser submetidos a um treino intenso, em cursos de aperfeiçoamento, onde aprendem a usar técnicas de abordagem em situações tumultuosas e artes marciais.
0 comentários:
Enviar um comentário