novo mapa de freguesias de Vila Verde
A Câmara Municipal de Vila Verde vai promover três sessões de formação destinadas aos membros das Juntas de Freguesia, com o objetivo essencial de «dar a conhecer o novo Regime Jurídico das Autarquias e o novo Regime Financeiro». As sessões, que irão decorrer nos dias 15, 23 e 29 do corrente mês de janeiro, no Salão Nobre do Município, contarão com a participação de reputados professores e investigadores da Universidade do Minho.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, considera que, “em virtude da reorganização da administração local e da redefinição e ampliação das competências das Freguesias e Uniões de Freguesias, se reveste da maior importância esclarecer os membros das autarquias locais e promover uma profícua troca de conhecimentos e de experiências fundamentais para que possam desenvolver um trabalho rigoroso em prol do desenvolvimento local e do bem-estar das populações”.
A primeira sessão versará a contratação pública e a contabilidade das Autarquias Locais e contará com a participação do Professor Pedro Mota e Costa, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A segunda sessão incide sobre o novo regime jurídico das Autarquias Locais e conta com o contributo da Professora Isabel Fonseca, da Escola de Direito da Universidade do Minho. A terceira e última sessão, além de abordar o novo regime financeiro das autarquias, com nova participação do Professor Pedro Mota e Costa, irá também desenvolver a temática da gestão de recursos humanos, com o contributo das dras. Dulce Filipe e Margarida Pinheiro, Chefe da Divião de Recursos e Humanos e Técnica Superior do Serviço de Qualificação e Inserção Profissional do Município de Vila Verde, respetivamente.
Na perspetiva do Edil, “a gestão das Freguesias, que têm sido parceiros privilegiados do processo de desenvolvimento sustentado do concelho de Vila Verde, com os novos regimes jurídico e financeiro e com as alterações em matéria de contabilidade e de contratação pública, passou a revestir-se de maior exigência e complexidade, mas vai também permitir o reforço do trabalho de proximidade que é fundamental para responder às necessidades crescentes das populações, com maior celeridade e eficácia”.
O Dr. António Vilela sublinha ainda que “esta iniciativa da Câmara Municipal se enquadra numa estratégia de estreita cooperação com as freguesias, no sentido de criar todas as condições necessárias para que as autarquias locais continuem a ser uma referência em matéria de gestão de rigor e de capacidade de realização de significativos investimentos,
potenciadores do efetivo desenvolvimento das localidades, com verbas cada vez mais reduzidas.”
0 comentários:
Enviar um comentário