Um dos mais recentes projectos colocados na plataforma de financiamento colectivo – crowdfunding – IndieGoGo parece tirado de um filme de ficção científica, mas o seu inventor, o alemão André Broessel, afirma que não há impossíveis para o Rawlemon, um aparelho que consegue captar a energia solar reflectida pela Lua.
Este globo solar oferece uma tecnologia até 70% melhor na captação da luz do Sol, para além de, ao contrário dos tradicionais painéis solares, ser esteticamente agradável.
André Broessel começou a trabalhar no projecto há três anos, com o objectivo de tornar a captura da energia do Sol mais eficiente e barata. O conceito é simples: o Rawlemon é uma esfera de vidro que faz a refracção da luz num raio concentrado.
Segundo o Planeta Sustentável, para seguir a movimentação do Sol durante o dia o Rawlemon conta com um microrastreador que segue o astro no seu percurso diário de leste a oeste. O mesmo se aplica quando o produto é usado à noite: “É uma oportunidade única de recolher energia numa situação em que outros sistemas falham”, explica Broessel.
Após a captação de energia, esta é armazenada em baterias que podem abastecer a nossa casa ou restaurante. “Estamos a desenvolver produtos autónomos que podem concentrar a luz até num dia nubelado, que geram energia onde quer que estejamos. É energia gratuita”, revelou Broessel ao Gizmodo.
A versão beta do produto está à venda por €110 (R$ 354) e pode ser feita no IndieGoGo. Se a meta financeira não for atingida – e ainda está muito longe de ser atingida, o dinheiro é devolvido aos apoiantes.
Fonte Green Savers (c/ fotos)
0 comentários:
Enviar um comentário