Europa: Pode Lisboa ser a cidade 'mais cool' da Europa? A CNN diz que sim


Pode Lisboa ser uma das capitais "mais cool" da Europa? A CNN acredita que sim e defende a sua teoria em sete pontos, incluindo a gastronomia portuguesa, a proximidade das praias e a vida noturna da cidade das sete colinas.

"O que é que torna uma cidade "cool"? Se isso significa ter uma grande atmosfera, charme, boa comida e vida noturna, então Lisboa merece ser considerada a capital mais cool da Europa", defende o artigo da CNN.
A vida noturna surge em destaque, sendo o Bairro Alto a zona "a não perder", seguido do Cais do Sodré, onde é aconselhada uma visita à Pensão do Amor. Para terminar a noite, a CNN sugere uma ida ao Lux, "o rei dos superclubes de Lisboa".
"Se pensa que Madrid fica acordada até tarde, então experimente uma noite em Lisboa. A cidade é menos sobre grandes discotecas e mais sobre um fluxo noturno errante que termina (talvez) quando o sol nasce sobre o rio Tejo", afirma.
A gastronomia experimental surge na segunda posição, numa cidade que mantém o seu amor por bifanas. "O marisco permanece um marco, mas a tendência é para o moderno, sofisticado e em conta", pode-se ler no artigo.
Dois restaurantes do "wunderkind chef" José Avillez surgem em destaque: O Belcanto e o Cantinho, sem esquecer os pastéis de nata, sendo aconselhada a visita à Antiga Confeitaria de Belém: "Nenhum visitante a Lisboa deve falhar os famosos pastéis de nata".
A ironia alfacinha também não passou despercebida à jornalista da CNN: "A velha melancolia que entretém voltou a surgir com a austeridade em anos recentes, ajudando os lisboetas a permanecerem (quase) contentes e quase espirituosos, mesmo em tempos difíceis".
Um dos grandes elogios da CNN vai para as exposições de arte da capital, sendo aconselhada uma visita à Fundação Gulbenkian, ao Museu Berardo, ao Museu de Arte Antiga e ao Museu do Oriente.
O artigo também elogia as praias e castelos portugueses, destacando a proximidade da capital com o património histórico de Sintra, as praias do Estoril ou a gastronomia de Cascais.
O "design fabuloso" da cidade também é uma das razões para visitar a cidade. "Produtos de cabedal estilosos, rótulos de vinho arrojados, interiores combinando vintage com o design mais recente, edifícios espetaculares, esta é uma cidade que adora ser bonita", declara a cadeia norte-americana que aconselha uma visita ao Pavilhão de Portugal da autoria de Álvaro Siza Vieira, no Parque das Nações, e ao museu de design Mude.
Para concluir, é aconselhada uma caminhada pelas ruas da cidade, "onde é impossível ficar aborrecido", sendo de destacar os azulejos. "Mesmo as paredes de Lisboa merecem atenção, graças a uma obsessão por azulejos", sendo de visita obrigatória também o Museu Nacional do Azulejo.

0 comentários: