A Câmara Municipal de Vila Verde celebrou, esta sexta-feira, protocolos no valor aproximado de 1.100.000,00€, na componente de apoio às famílias, com as freguesias e outras entidades, no sentido de garantir serviços de refeições e de transporte escolar de elevada qualidade nos agrupamentos de escolas do concelho.
A adesão ao Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico teve em vista garantir a todas as crianças deste nível de ensino «uma refeição equilibrada» e implica, para o corrente ano, um investimento global previsto superior a 500.000,00 euros.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, realça a forte aposta da Edilidade na educação e afirma que “o Município de Vila Verde está a fazer um grande esforço financeiro, mas é uma opção estratégica indiscutível se pensarmos que, desta forma, estamos a proporcionar a todas as crianças as mesmas oportunidades em matéria de acesso a uma educação de qualidade”.
O Edil mais refere que “este serviço representa também um importante apoio às famílias, uma vez que garante a frequência da escola a tempo inteiro nas melhores condições.”
O Município de Vila Verde celeb rou ainda Acordos de Cooperação Técnico-Financeiros no âmbito do desenvolvimento das Atividades de Animação e Apoio à Família (fornecimento de refeições e alargamento de horário), na Educação Pré-escolar, com encargos globais previstos próximos dos 600 000€.
Estes Acordos têm como objetivo regular a gestão e o funcionamento das referidas atividades destinadas a assegurar o acompanhamento das crianças na Educação Pré-escolar, antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas mesmas atividades.
No capítulo dos transportes escolares, o Município de Vila Verde celebrou um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Braga para assegurar o transporte diário dos alunos abrangidos pelo Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) para a Escola Básica de Prado, no âmbito do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC).
O Presidente da Câmara Municipal releva o cariz social desta medida, referindo que “este serviço contempla crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e constitui um esforço suplementar que estamos a desenvolver em ordem à integração e inclusão social das mesmas.”
*** Nota da C. M. de Vila Verde ***
Fonte Correio do Minho
0 comentários:
Enviar um comentário