Minho: Pradense Isa de Castro, a nova voz do fado está a encantar os bracarenses (c/vídeo)


Depois de em 2012 ter sido distinguida com o Prémio Juventude/Revelação na BRAGAFADO — Grande Noite do Fado de Braga, Isa de Castro (da Vila de Prado em Vila Verde) sagrou-se vencedora da edição deste ano do evento que decorreu no Parque de Exposições.
Aos 30 anos de idade, a nova menina bonita do fado bracarense soma e segue conquistando o público com a sua voz inconfundível, profissionalismo e simpatia.

Natural da Vila de Prado, concelho de Vila Verde, Isa de Castro cedo enveredou pelo mundo da música. “Canto desde que me lembro, mas nem sempre cantei apenas fado como agora”, recorda a fadista, admitindo que foi há dois anos (após um interregno de alguns anos sem cantar em público) que decidiu abraçar o fado mais a sério.

“O fado sempre fez parte da minha vida. Já está no meu sangue. O meu avô cantava, a minha mãe é fadista há mais de 25 anos.... Sempre ouvi fado e sempre gostei de fado”, assume a jovem que ainda está a “digerir” o sucesso que lhe tem batido à porta.

Semanas antes de ganhar a Grande Noite do Fado de Braga, Isa de Castro arrecadou o 2.º lugar na Grande Gala do Fado do Porto que se realizou no Teatro Sá da Bandeira. “No Porto cantei ‘O grito’ de Amália”, refere, acrescentando que no mesmo certame foi uma sua amiga que se sagrou vencedora, Carla Cortez, de Barcelos.
A vitória no BRAGAFADO 2013 teve um sabor especial para a jovem fadista porque foi o público a tomar a decisão. 

A fadista arrecadou 43,68 dos votos das 625 pessoas que estavam no público.
“É sempre bom sentir que o público gosta do nosso trabalho, por isso esta vitória teve um sabor especial”, vinca, em entrevista ao ‘Correio do Minho’.
O BRAGAFADO é uma iniciativa da ACOFA — Associação Cultural Organizadora de Festivais Amadores, a quem Isa de Castro não se cansa de enaltecer pelo papel que tem desempenhado na divulgação do fado e dos fadistas bracarenses.

“A ACOFA é incansável. Tem feito um trabalho muito interessante na revelação do fado e dos fadistas da região”, refere, realçando em particular o protoco lo que a ACOFA tem com o Museu do Fado e que já lhe deu oportunidade de se apresentar em Lisboa, num palco por onde já passaram os principais nomes do fado. “Em Maio, a ACOFA levou quatro fadistas ao Museu do fado e eu fui um deles. Foi uma experiência inesquecível, desde logo por também tive o privilégio de privar com um afilhado de Amália, Rui Ferreira, que me deu os parabéns pela minha interpretação. Foi uma oportunidade excelente e que me encheu de orgulho”, assume.

Para já, o fado ainda funciona como um ‘hobby’ para Isa de Castro, mas o certo é que multiplicam-se as solicitações não só de Portugal, mas também e sobretudo do estrangeiro. 
“Vou constantemente cantar ao Luxemburgo, mas também já actuei na Alemanha, Bélgica, França, Suíça, entre outros”, conta, explicando as diferenças que vai encontrando nos diferentes públicos: “Os alemães gostam muito do fado e respeitam imenso o fadista. Acho que eles sentem o fado, apesar de não perceberem a letra. Eles ficam ali tão atentos à nossa actuação! É incrível! Já nas comunidades portuguesas sente-se muito a saudade, a nostalgia de estar longe da terra natal”.

Se o fado e os fadistas bracarenses são reconhecidos lá fora, em Braga ainda há trabalho a fazer, considera a jovem. “Em Braga, ainda não se dá o devido valor ao fado, apesar do incansável esforço que a ACOFA tem feito. Acredito que o fado pode levar o nome de Braga bem longe. Braga tem excelentes fadistas que podem e devem ser encarados como excelentes embaixadores da cidade no resto do país e no estrangeiro”, afirma. 

Entre as cada vez mais actuações, Isa de Castro está também a trabalhar num CD. “Lançar um CD é o meu próximo passo. Será um trabalho com pelo menos um fado original meu e com versões de alguns dos meus fados predilectos”, avança.
Entre as suas referências, Isa de Castro revela que busca inspiração em Amália Rodrigues, “porque é sempre Amália, é indiscutível”, mas sobretudo na nova geração de fadistas. “Admiro sobretudo a Carminho. É uma referência para mim, tal como Ricardo Ribeiro”.


Vídeo de Isa de Castro na Adega do Fado em Braga

0 comentários: