Vila Verde: Câmara de Vila Verde cria Centro de Dinamização Artesanal

Lenço dos Namorados

A Câmara Municipal de Vila Verde vai avançar com a criação de um Centro de Dinamização Artesanal. O projecto, que tem por base impulsionar o artesanato no concelho, ficará sedeado na ‘Aliança Artesanal’, edifício que será alvo de obras de requalificação e ampliação.  
O presidente da câmara, António Vilela, sublinha que o projecto “assenta na estratégia de valorização do produto ‘lenço dos namorados’ dentro de um plano integrado de valorização das artes e produtos tradicionais” da região. 

Este investimento representa um impulso ao trabalho de formação e de divulgação do artesanato concelhio que a ‘Aliança Artesanal’ tem vindo a desenvolver e é visto como uma mais-valia em matéria de dinamização de actividades artesanais que se encontram numa fase de revitalização e de afirmação nacional e internacional. 
O projecto, que foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), representa um investimento de 663 028 euros.

Na perspectiva de António Vilela, “a ampliação e renovação do edifício de arquitectura tradicional onde a ‘Aliança Artesanal’ desenvolve a sua actividade representa uma oportunidade de salvaguardar e potenciar uma actividade artesanal rica e multifacetada que é parte integrante da secular cultura local e regional”.

O autarca de Vila Verde, António Vilela, lembra ainda que o desenvolvimento do concelho e o crescimento da economia local “passa em grande medida pela criação de âncoras assentes na valorização das potencialidades endógenas e pela criação de nichos de produção de riqueza e de criação de oportunidades de trabalho, de modo a conciliar-se a preservação das tradições com a sustentabilidade económica destas actividades”.

0 comentários: