Mundo: Um quarto dos portugueses quer sair de Portugal nos próximos anos



Um quarto dos portugueses quer sair de Portugal nos próximos anos. E destes, 23% vai fazê-lo nos próximos doze meses, segundo um inquérito da Gallup, empresa de estudos de mercado. Brasil, França, e Estados Unidos da América são os países que vão receber mais emigrantes portugueses, referiu Robert Manchin, diretor geral da Gallup Europa, que apresentou o estudo no seminário da Fundação AIP sobre o tema “A crise económica e política: perceções e realidades", que decorreu em Lisboa.

A percentagem registada em 2013, de 23%, é das mais altas registadas nos últimos cinco anos, só ultrapassada pelos valores de 2012, em que 27% dos portugueses demonstravam vontade de sair do país. Na Irlanda, em 2013, a percentagem é de 27%, enquanto a Grécia e a Espanha registam valores mais baixos, 22% e 17%, respetivamente.

No entanto, Portugal regista os valores mais altos entre estes quatro países quando a questão é sobre uma mudança efetiva nos próximos doze meses: 23%, valor que nos restantes países não passa dos 18%. Além dos EUA, Alemanha, França, Canadá, surge agora a Austrália "nos destinos preferidos para emigração, uma tendência dos últimos anos", sublinha o responsável da Gallup.

0 comentários: