A autoridade que regula a aviação nos EUA passou a permitir que os passageiros usem aparelhos electrónicos, embora de forma limitada, desde que embarcam até que saem do avião.
A partir de agora, nas transportadoras aéreas daquele país, será possível utilizar telemóveis, tablets, computadores e demais dispositivos para ver filmes, jogar, trabalhar ou ler, mesmo durante as aterragens e descolagens, momentos em que a utilização estava proibida. Porém, as comunicações móveis terão de ser desactivadas e os aparelhos que tenham este género de ligação (como telemóveis e tablets) terão de ser colocados no chamado “modo avião”, uma funcionalidade nestes aparelhos que desactiva todas as ligações.
A Federal Aviation Administration, no entanto, explica que as ligações à Internet por wi-fi, já oferecidas por algumas companhias, poderão ser usadas. São também permitidos acessórios que se liguem por bluetooth, como teclados.
“Acreditamos que as decisões de hoje fazem jus tanto ao nosso compromisso de segurança como ao desejo crescente dos consumidores de usarem dispositivos electrónicos durante todas as fases dos voos”, afirmou aquele organismo em comunicado.
A Federal Aviation Administration disse ter ouvido peritos, tripulantes, passageiros e fabricantes de aviões antes de tomar a decisão e vai dar agora orientações às companhias aéreas. No entanto, serão as empresas a determinar que tipo de utilizações aceitam nos seus voos.
Também este ano, a British Airways deu um passo para uma maior utilização de aparelhos electrónicos nos voos, ao permitir que os passageiros tenham os telemóveis ligados antes da descolagem e assim que o avião aterra na pista, e não precisando de esperar para que este chegue ao terminal.
0 comentários:
Enviar um comentário