Minho: Município de Braga empenhado em melhorar vias cicláveis da cidade chegando até Vila Verde (c/vídeo)


O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, visitou na tarde desta terça-feira, 29 de Outubro, o percurso da via ciclável do Rio Este, compreendida entre as piscinas da Rodovia e a Ponte Pedrinha. Nos cerca de três quilómetros de extensão desta via, considerada pela Associação de Cicloturismo de Braga como uma via mista-partilhada, foram algumas as falhas detectadas, nos diversos pontos do percurso.
"A renaturalização do Rio Este foi, sem dúvida, muito positiva. No entanto, há pormenores de natureza diversa que é importante corrigir", explicou Ricardo Rio. Desde a localização dos bancos de descanso existentes ao longo do trajecto, à sinalética, passando pela iluminação e outras questões de segurança, são várias as medidas de intervenção e rectificação urgentes no sentido de tornar a via "mais amiga dos utentes".
O presidente da Câmara Municipal de Braga está ciente da grande afluência de pessoas à recém-inaugurada via ciclável do Rio Este, considerando, portanto, "fundamental a clarificação da circulação na via por zonas pré-estabelecidas, nomeadamente entre peões e ciclistas, para que todos possam circular pelas margens do Rio Este com as condições de segurança ideais".
O alargamento da via ciclável até ao Complexo Desportivo da Rodovia é um projecto a iniciar já no próximo ano. "Como se pôde verificar, o início do percurso está, no mínimo, abrupto", destaca Ricardo Rio, anunciando desde já o alargamento do actual trajecto a montante.
A par deste compromisso, o autarca anunciou de igual modo um novo projecto, a concretizar neste mandato: o da «Ecovia das Margens do Cávado». Trata-se de um projecto intermunicípios que se pretende "formatado de raiz no quadro do envolvimento estratégico dos municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal do Cávado e que contempla a criação de uma Ecovia transversal a todos estes municípios, que pretende ligar a Ecovia do Litoral Norte, localizada em Esposende a Terras de Bouro, atravessando para o efeito os Concelhos de Barcelos, Braga, Amares e Vila Verde.


Fonte BragaTV

0 comentários: