Vila verde: Tertúlia "À descoberta do mundo rural" (via Correio do Minho)



Uma discussão centrada na agricultura como uma “grande oportunidade em tempo de crise”. Este ‘olhar’ foi defendido pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, no decurso da sessão de abertura da Tertúlia sobre o tema genérico ‘À descoberta do Mundo Rural - Qualidade e Nível de Vida dos Territórios Envolventes’. 
No decurso da iniciativa, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o edil acentuou que “vivemos uma fase de redescoberta do mundo rural, das suas múltiplas oportunidades, e o município de Vila Verde está atento a esta realidade”. Aliás, foi mais longe ao referir as medidas que o Executivo tem tomado nesse sentido, ao promover “a isenção de taxas de construção a casais que resolvam criar habitação em espaço rural. O mesmo se aplica a jovens até 30 anos de idade e a famílias carenciadas”.

A tertúlia contou com o apoio do município e foi sendo desenvolvida pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e o ICE -Instituto para as Comunidades Educativas, com o apoio da ATAHCA. Destaque ainda para a intervenção de Ana Paula Dias, coordenadora da ANIMAR. Aquela desafiou os presentes a agirem de forma “global, agirem localmente pensando no mundo global em que vivemos”. E foi mais longe identificando o trabalho que se tem feito em torno dos lenços de namorados de Vila Verde e das fileiras de exploração dos frutos vermelhos.

0 comentários: