Vila de Prado: "Uma aventura" de Isabel Alçada... no Agrupamento de escolas de Prado (via Terras do Homem)



A escritora Isabel Alçada visitou, ontem, a biblioteca da escola sede do Agrupamento de escolas de Prado. Esta atividade, dinamizada pela equipa das bibliotecas escolares, em colaboração com a responsável pela editora Caminho, decorreu em duas sessões, a primeira com alunos dos 1º e 2º ciclos e a segunda dedicada às turmas de 7º e 9º ano de escolaridade. Conversadora emérita, com dotes naturais de pedagoga, soube cativar com as suas palavras um auditório repleto de gente miúda que ouvia de viva voz a criadora de aventuras fascinantes que lhes preenchem o imaginário.

Percorreu toda a sua obra, especialmente aquela que mais motiva esta faixa etária, Uma aventura, que escreve em coautoria com Ana Maria Magalhães há precisamente 30 anos. Satisfez a curiosidade de todos os presentes ao responder às questões que lhe foram colocadas, revelando o mundo extraordinário que envolve a escrita – as viagens, os contactos, o estudo profundo das diversas realidades. Aproximou-se afetivamente deste público tão conhecedor da sua obra e que se envolvia com ela, ajudando também a contar as histórias…

A sessão terminou com uma entrevista à escritora por uma aluna do 9º ano, em que se descobriram muitas outras curiosidades da sua vida e obra, do processo de escrita e da ligação que a autora tem com os seus colaboradores, nomeadamente o ilustrador Arlindo Fagundes e a historiadora Maria Augusta Lima Cruz, com fortes raízes na Vila de Prado. Neste âmbito, a entrevistadora sugeriu que a próxima aventura tivesse esta localidade como contexto e o título “Uma aventura nas margens do Cávado”. Foi, em suma, um encontro que a todos enriqueceu e motivou os jovens leitores.


0 comentários: