Vila Verde acolhe comitiva de Inhambane e (re)abre portas para a cooperação com Moçambique (via C.M.V.V.)


Inhambane - Moçambique


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, reiterou, hoje, o «interesse do município em reforçar a estratégia de cooperação com o município ‘irmão’ moçambicano de Inhambane». Esta posição foi assumida, esta manhã/início da tarde, durante uma visita oficial da comitiva daquele País lusófono, liderada pelo Presidente do Conselho Municipal de Inhambane, Benedito Guimino, a que se juntaram os responsáveis pelas áreas da Saúde, Acção Social e Obras Públicas daquele Município.

Na reunião, mantida esta manhã nos Paços do Concelho de Vila Verde, juntaram-se alguns representantes de instituições e organismos públicos vilaverdenses e representantes de áreas de negócio de Vila Verde, casos da AEVIVER e ACB, dois organismos representativos dos tecidos comercial e empresarial de Vila Verde. 
«Este reencontro com Inhambane espelha a vontade conjunta dos dois municípios em criar ‘pontes de desenvolvimento’ entre ambos», adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, convicto de que «a proximidade linguística e as afinidades históricas são um ponto de ligação comum que devemos estreitar. A distância será atenuada por esta ligação histórica». 

E deixou em aberto «a consolidação de uma relação ainda mais estreita com Inhambane. Vamos progredir nesse sentido e alargar as pontes que já nos unem. Moçambique é terra de gente amiga, depois de algumas fricções históricas já sanadas. E é importante reatar esses laços e voltar a cooperar».  
Durante a reunião, em que foram sublinhados os potenciais de investimento daquela localidade moçambicana – do turismo, passando pela madeira e frutas –, houve lugar a uma breve troca de conhecimentos entre os presentes.

0 comentários: