Portugal: Empresário vilaverdense vence Concurso Nacional de Inovação BES (via Terras do Homem)



As ideias inovadoras dos empresários da região do Vale do Homem voltam a dar que falar, a nível nacional. Desta vez foi a ‘OCRAMclima’, marca integrada na empresa ‘Vieira Lopes Lda’, instalada em Braga e propriedade de um jovem empresário vilaverdense, a vencer o ‘Concurso Nacional de Inovação BES’, em 2012, na categoria Clean Tech e Processos Industriais.

O projeto a concurso, criado pela OCRAMclima, designa-se ‘OCRAMclima NanoPurifying System (NPS)’ e consiste num poderoso sistema de purificação de ar desenvolvido para a indústria de Unidades de Tratamento de Ar (UTAs) e para uso comercial, o qual permite uma neutralização de até 99,9% da replicação de vírus, bactérias e fungos presentes no ar (testes independentes realizados), sendo o resultado de um protocolo de investigação entre a empresa Vieira Lopes e o Departamento de Física da Universidade do Minho. Combinando o UV (radiação ultravioleta) e a ionização catalítica do ar, o OCRAMclima NPS ataca o micróbio e os COVs (compostos orgânicos voláteis) presentes no ar, purificando-o e refrescando-o.

O OCRAMclima NPS utiliza fenómenos de purificação do ar inovadores e as mais modernas tecnologias no domínio científico aplicadas à produção industrial de Unidades de Tratamento de Ar, possuindo uma fantástica capacidade de aplicação nos mais variados contextos de tratamento do ar, tais como escolas e bibliotecas, recintos desportivos, hotéis ou mesmo no ambiente hospitalar.

De acordo com o empresário vilaverdense Marco Lopes, simplificando, trata-se de uma espécie de catalisador do ar tal como vemos comummente nos automóveis (em sistemas de escape). “Queremos fornecer, como diz no nosso slogan, “ar em estado puro” aos nossos clientes. É esse o objetivo”, garante.

De acordo com este jovem empresário, o sistema “tem vital importância ao ser utilizado em ambientes industriais onde é necessário ter uma boa qualidade do ar e gastando o mínimo de energia”. Ou seja, “sem estarmos a recorrer a um nível de filtragem muito elevado que implica ter grandes potencias elétricas para os motores que movimentam o ar poderemos garantir eficiências elevadas”. Também foi pensado e desenhado para poder ser aplicado em uso doméstico e comercial.

0 comentários: