Vila de Prado: Reforça desejo do ensino secundário no sul do concelho (via Terras do Homem)



A segurança, a educação, a ação social e atividade profissional e empresarial da freguesia da Vila de Prado estiveram em debate na tertúlia ‘Presente e Futuro da Vila de Prado’ que teve lugar no salão da Junta de Freguesia local. Tratou-se, como o próprio nome indica, de uma debate em que foi analisado o presente e perspetivado o futuro da Vila de Prado.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, esta iniciativa – que foi animada pelo Grupo Coral Assanes – serviu ainda para abordar os projetos previstos para os próximos anos e analisá-los á luz da difícil conjuntura económica que afeta o país.

“Da parte do município, recebemos, nesse particular, indicações claras de que serão para manter e concretizar os compromissos assumidos”, afirmou o autarca, dando conta da participação do município na sessão, através do vereador António Zamith Rosas.

A sessão estava aberta a “todas das pessoas da terra e mesmo às que, sendo pradenses, estão a viver fora” para que estas pudessem “expor as suas ansiedades e visões quanto aos problemas e soluções que existem na e para a Vila de Prado”. A participação, defende Paulo Gomes, “foi muito satisfatória, quer por parte da população, quer por parte das forças vivas da freguesia”, ou seja, associações e tecido empresarial local.

No que diz respeito à educação, Paulo Gomes defende que é necessário dar continuidade a cursos de formação profissional na Vila de Prado, bem como ao ensino secundário. O alargamento ao ensino secundário é, desde há muito tempo, um desejo dos pradenses. “Não queremos um ensino secundário de segundo plano, mas sim um ensino de qualidade, que sirva Prado e as freguesias contíguas”, reforçou.

Em suma, o autarca defendeu que “o objetivo da tertúlia foi amplamente alcançado, já que se tratava de um projeto piloto”. “Como tal, continuaremos, nos próximos anos, a realizar mais sessões deste tipo, embora com temáticas mais específicas”, concluiu.


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