Vila Verde: Apresentação do programa das Festas Concelhias Stº António 2012 - 08 a 13 de Junho (c/vídeo - via C.M.V.V.)




«Este é mais um momento que gera atractividade positiva ao Concelho de Vila Verde e uma iniciativa que gera forte envolvimento das instituições concelhias, das colectividades, dos grupos de folclore e rusgas, empresas e de todas as paróquias e freguesias. É um momento de todos e para todos». Foi deste modo que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, se referiu às Festas Concelhias Stº António, festividades que – em 2012 – decorrem de 08 a 13 de Junho. Embora com um «orçamento modesto», as festividades asseguram «um forte envolvimento de todos; aliás, as parcerias são mais fortes e permitiram alguma contenção de custos», como vincou a Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Drª Júlia Fernandes, na hora da apresentação do programa à Imprensa, esta manhã.

«Juntamos a tradição, onde não faltam o folclore, as concertinas, as rusgas e os cantares ao desafio, aliamos a nossa excelente gastronomia (3º Festival da Febra) e o nosso património natural/paisagístico e cultural, consolidamos a vertente religiosa (missas solenes e majestosa procissão), e não esquecemos  a modernidade, com a realização dos espectáculos musicais de topo e o after party, com a participação de diferentes djs e outros sons de vanguarda», destacou a Drª Júlia Fernandes. E foi mais longe: «é uma festa de todos e para todos». 
Os cerca de 50 mil euros investidos nas festividades concelhias, «menos 30% em relação a 2011», garantem «um programa diverso e festas ao nível dos anos anteriores».

«Nova centralidade»

De entre os diferentes aspectos novos em cada edição, a novidade maior de 2012 prende-se com a criação de «uma nova centralidade das festas. Investimos na requalificação da antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, demos-lhe a dignidade perdida nos últimos anos, adaptamos espaços e tornamos aquela zona mais uma área útil para Vila Verde e para os vilaverdenses, uma espécie de espaço multiusos que servirá este e outros eventos», vincou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. 
Aquele espaço vai acolher o 3º Festival da Febra, onde se centrarão espaços de restauração e zonas de petiscos (comes e bebes), assim como a zona After Party.  


Trata-se de um espaço amplo, que terá todas as condições para receber o público que procura o local para apreciar os produtos gastronómicos, para conversar e beber entre amigos e para se divertir ao som dos DJ,s.

«Esta zona serve agora de complemente, uma espécie de ponte entre o centro de Vila Verde (onde se centram as festas) e o campo da Feira (zona de diversões). Conquistamos uma nova centralidade e uma nova área de atracção das festas», assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.  

Festas

Estão, assim, reunidas todas as condições para mais uma grande festa. De 08 a 13 de Junho, durante seis dias, o Concelho de Vila Verde e a Região viverão momentos inesquecíveis, onde convivem a tradição e a modernidade.
«As Rusgas, as Fogueiras, os Cantares ao Desafio, as imponentes sessões de fogo-de-artifício, as Marchas, os Festivais de Folclore, a Corrida de Cavalos e as Bandas Filarmónicas e o Cortejo Etnográfico, são apenas alguns desses momentos ímpares através dos quais se dão a conhecer e se revivem as tradições e os costumes da nossa terra», nota a Drª Júlia Fernandes.

«A procissão solene em honra de Santo António, na tarde do dia 10 de Junho constitui outro motivo de interesse, pela participação das 58 Paróquias do Concelho, centenas de figurados, dezenas de andores e outros elementos de um dos mais belos quadros de cariz religioso do Minho. Juntam-se, no centro da vila, milhares de pessoas provenientes de pontos diferentes da Região, do País e da vizinha Galiza», acrescenta a Vereadora da tutela.
As actividades desportivas e os espectáculos musicais com nomes sonantes do panorama musical são outros dos momentos altos das Festas Concelhias, que acentuam a sua vertente mais modernista. Os grandes espectáculso musicais são uma constante: Vitor Velask (08 de Junho, 22h00), Pitt Broken (11 de Junho, 21h30), Irmãos Verdades (13 de Junho, 22h00), Leandro Cruz (11 de Junho, 21h30), Maria Celeste & Banda (12 de Junho, 23h30), Beat2swing (11 de Junho, 22h00).

Se falamos em modernidade, falamos também em juventude. Aqui, o destaque especial vai para o “Espaço Jovem”, com uma programação específica After Party, dinamizada por associações, grupos informais de jovens e outras entidades, que proporcionarão música e animação pela noite dentro.
Estão, assim, reunidas todas as condições para umas Festas Concelhias memoráveis, vividas com muita alegria, em ambiente familiar e de amigos.

Vídeo dum dos cabeças de cartaz do panorama musical das Festas de Stº António 2012, os  "Irmãos Verdade" com o tema "Amar-te assim":



2 comentários:

disse...

Boa noite,o programa de festas está muito bom mas gostaria de saber qual a data prevista para o Concurso e demonstrações caninas.
Desde já agradeço uma breve resposta.
Obrigada, Elisabete Sá.

Pires disse...

Olá Boa Noite,

Temos a informação que estas duas atividades serão na próxima quarta-feira dia 13 pelas 15h00, na Av. Dr. Bernardo Brito Ferreira em Vila Verde.