A III edição do Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, inserida na iniciativa Braga Romana, vai contar, este ano, com o primeiro torneio dedicado às famílias. “Esta iniciativa surge na sequência da constatação que temos vindo a verificar desde o início do torneio, onde a dinâmica do jogo tem sido transportada da escola para casa”, justificou o mentor do projecto, Paulo Morais.
As eliminatórias do torneio vão decorrer nos dias 23, 24 e 25 de Maio, a partir das 21 horas, na tenda pedagógica da Braga Romana, na Praça Dr. José Ferreira Salgado.
As equipas, que se podem inscrever através do e-mail: jogosdetabuleirocomhistori@animacomriso.com, têm que ser compostas por dois elementos de cada família (pais, avós, filhos, primos...). As inscrições são limitadas a 12 equipas, sendo que vão participar quatro equipas em cada jogo (soldado, moinho e tabula). “Os familiares não podem comunicar durante o jogo a não ser através do movimento das peças do tabuleiro”, explicou o responsável do projecto.
A final do torneio em família está marcada para o próximo dia 26, sábado, estando previsto a entrega de prémios simbólicos às equipas vencedoras. “Vai ser um momento feliz, envolvendo as famílias”, admitiu o responsável do torneio, até porque as famílias já têm participado na iniciativa, o que “só prova o sucesso deste projecto”.
Entretanto, a edição deste ano conta com a presença de “imensas crianças” que vão acompanhar as equipas participantes.
Para aqueles que não podem assistir à final da III edição do Torneio e Jogos Romanos de Tabuleiro no Museu D. Diogo de Sousa, a iniciativa vai ser transmitida em streaming, ou seja, nas escolas e até mesmo no auditório do Museu D. Diogo de Sousa.
Paulo Morais mostrou-se ainda “entusiasmado” com os muitos tabuleiros originais que tem recebido para participar no concurso de melhor tabuleiro.
A edição deste ano vai contar, como já foi divulgado pelo jornal ‘Correio do Minho’, com 78 finalistas, dos três ciclos de ensino e nos três jogos (soldado, moinho e tabula), representando 19 escolas. Na final vai ser apresentado um novo jogo para ser integrado no próximo torneio.
“No total vamos ter mais de 300 alunos envolvidos, desde os que participam na final do torneio àqueles que estão envolvidos na organização e animação do evento”, informou Paulo Morais.
A juntarem-se às escolas do concelho de Braga (Maximinos, Real, Celeirós, Tadim, Cabreiros, Alfacoop, CLIB, D. Pedro V, Sá de Miranda e Esprominho), o torneio conta ainda com escolas de Vila Verde, Esposende, Guimarães, Vieira do Minho, Porto, Vila Pouca de Aguiar e S. João da Madeira.
Muita adesão
Entretanto, as cidades presentes na reunião, que decorreu em Braga, no início do ano, “continuam a mostrar interesse e a pedir consultoria para no próximo ano começarem com dinâmicas próprias”, adiantou o professor, enaltecendo o caso de Vila Pouca de Aguiar, onde a câmara municipal e a biblioteca locais estão já a replicar o modelo em conjunto com os agrupamentos de escolas de Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar.
Paulo Morais admitiu que a final do torneio está já estruturada, um trabalho desenvolvido pela Associação Anima com Ri- so, a Câmara Municipal de Braga e o Museu D. Diogo de Sousa. O mentor do projecto deixou ainda o elogio à Escola Secundária Sá de Miranda e à Esprominho, que vão “acrescentar dimensões e mais-valias inovadoras ao projecto, reforçando e melhorando a capacidade organizativa do evento”.
Outra das novidades deste torneio é a edição dos jogos roma- nos em versão digital, trabalho que está a ser executado por um aluno do 9.º ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e que está a ter “muita adesão e procura”, confirmou o professor.
Fonte Correio do Minho por Patrícia Sousa
0 comentários:
Enviar um comentário