Mundo: Três portugueses entre os mais ricos do mundo (via Ag. Financeira)



São três os portugueses que constam da lista da «Forbes» que reúne os homens mais ricos do planeta. Américo Amorim aparece como o português mais rico, no 242º lugar do ranking mundial, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares (3,34 mil milhões de euros).

O empresário, apelidado de «rei da cortiça» pela revista, e que começou com a Corticeira Amorim, tem agora de investimentos em áreas como o imobiliário e o turismo. Amorim detém 50% do grupo a que dá o nome e a maior parte da sua fortuna vem do seu «extensivo» investimento em ações, particularmente na área financeira e na indústria energética.

Amorim é acionista de vários bancos, da Galp e detém ainda 25% da Tom Ford, de design de luxo. 

Também o presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, surge na lista, no 491º lugar, com uma fortuna de 2,5 mil milhões de dólares (1,90 mil milhões de euros).

Real é também a descrição que a «Forbes» faz de Soares dos Santos: é o «rei do retalho», que detém mais de 20% da Jerónimo Martins, uma das maiores retalhistas do país, cujo valor cresceu mais de 200% entre 2009 e 2012. 

Já o «empresário» Belmiro de Azevedo viu o seu valor cair em um terço face ao ano passado. A revista sublinha a queda da cotação bolsista da Sonae, da qual detém 53%. Reconhecido como o «maior retalhista de Portugal» através da Modelo Continente, o empresário está hoje também ligado a investimentos no turismo, parques de estacionamento, imobiliário, centros comerciais, media e madeira.

Belmiro de Azevedo surge na 1153ª posição, com mil milhões de dólares (pouco mais de 759 milhões de euros).

Dois dos milionários portugueses perderam terreno na lista de 2011, face ao ano anterior. Américo Amorim desceu 42 lugares e Belmiro de Azevedo caiu a pique: 320 lugares.

Só Soares dos Santos subiu, 21 posições.

Fonte imagem/notícia © Ag. Financeira por Paula Gonçalves Martins

0 comentários: