Vila de Prado: Centro Comunitário ensina a reciclar (via Correio do Minho)



A comunidade pradense foi, ontem à tarde, desafiada a converter o lixo produzido em casa em matérias recicláveis. Este é o grande objectivo do workshop promovido pelo Centro Comunitário de Prado, Vila Verde, da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

Ao entregar o lixo acumulado - desde jornais, revistas, cadernos, plásticos, utensílios de cozinha de metal, etc. - no Centro Comunitário de Prado, este é posteriormente encaminhado para uma empresa de reciclagem sita em Oleiros - com a qual existe um protocolo de cooperação - que paga um valor pelo mesmo. Dinheiro este que servirá depois para dinamizar as actividades do centro junto da comunidade pradense.

Foi precisamente Jorge Moreira, empresário na área da reciclagem, que teve a seu cargo a explicação das melhores formas de reciclar materiais em casa, no workshop ‘Reutilização de Materiais Recicláveis’, ensinando miúdos e graúdos da comunidade de Prado.

“É errado deitar tudo fora para o lixo. As pessoas, e sobretudo os mais novos, têm que aprender, de uma vez, que ‘do velho, se faz novo’, além de que é uma forma de preservarmos mais o meio ambiente”, alertou Jorge Moreira, apontando que “a reciclagem está a par da educação”.

Lia Jorge, a responsável pelo Centro Comunitário de Prado, indicou que esta colaboração com aquela empresa é “uma forma de conseguirmos angariar alguns fundos para conseguirmos dinamizar as nossas actividades” e adiantou que esta é uma iniciativa que gostaria de ver ampliada a outras empresas da região, no âmbito da responsabilidade social.


Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: