Neve em Braga em 2009
Anticiclone no norte da Europa vai provocar descida acentuada da temperatura, da ordem dos 6ºC, a partir de sexta-feira. Frio vai manter-se até ao dia 7, prevê Instituto de Meteorologia.
Perturbação meteorológica vai estragar a "primavera" portuguesa. As temperaturas vão baixar a partir da próxima sexta-feira. De acordo com o Instituto de Meteorologia, a ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental.
De acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, "ainda é cedo para se falar dos valores" que vão ser atingidos, mas admite que será "uma situação um pouco abaixo dos valores normais para esta época".
Um alerta sobre frio intenso colocado no site do Instituto Nacional de Proteção Civil, aconselha as pessoas a evitar estar ao frio durante muito tempo. Vestir várias camadas de roupa, proteger a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer atividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido carbono, são algumas das recomendações.
Na sua página, a Direção-Geral da Saúde afirma que os bebés e os idosos são os mais vulneráveis ao frio, pelo que aconselha cuidados redobrados.
Espanha e Itália, países cobertos de neve, estão já em alerta devido ao agravamento do frio, em especial noturno. No extremo norte da península ibérica há previsão de neve entre os 300 e os 600 metros. As condições são favoráveis também, já neste início de semana, para a formação de bancos de neve matinais, em especial na Galícia. Na maior parte destes países a circulação nas estradas está condicionada ou faz-se com lentidão devido à neve. Há também perturbações no abastecimento de eletricidade, em especial em Itália.
22 pessoas morreram de frio no leste da Europa
Entretanto, a onda de frio que afetou o leste europeu nos últimos dias já pdeixou 22 mortos, devendo as temperaturas continuarem muito baixas nos próximos dias.
Somente na Polónia, onde os termómetros assinalaram -27º C no sudeste, dez pessoas morreram de frio no passado fim de semana, elevando para 46 o número de vítimas fatais. De acordo com as autoridades, este número é muito inferior ao registado em anos anteriores no país, devido ao fato de o inverno deste ano considerado "particularmente suave". A maior parte das vítimas são idosos e sem-abrigo.
Na Bulgária, onde as temperaturas desceram até -24ºC, cinco pessoas morreram na semana passada durante uma tempestade de neve. Segundo o serviço meteorológico local, as temperaturas vão continuar negativas. As hospitalizações aumentaram e mais de 170 escolas estão fechadas.
Na Sérvia, três pessoas morreram no passado fim de semana por hipotemia. A neve está a perturbar a circulação nas estradas. Pelo menos 14 cidades estão em estado de alerta. As temperaturas estão a baixar desde domingo.
O frio também já provocou mortos na Lituânia e República Checa.
0 comentários:
Enviar um comentário