Vila de Prado: Inaugurou 1ª Loja Social (via C.M.V.V.)



«Esta é uma porta aberta a todos, daqueles que praticam a solidariedade e dos que precisam da nossa solidariedade, do apoio alimentar ao vestuário, até ao fornecimento de materiais para auto-construção e mobiliário, entre outras práticas solidárias». Foi deste modo que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, se expressou no decurso da cerimónia de inauguração da 1ª Loja Social do Concelho de Vila Verde, hoje aberta oficialmente na Vila de Prado. Ao seu lado, o novo Director do Instituto da Segurança Social de Braga, Dr. Rui Barreira, deixou um apelo: «que este seja um espaço que apoie aqueles que mais precisam e não a quem se limita a estender a mão».

Vestuário, calçado e os bens alimentares dominam na 1ª Loja Social, mas o apoio vai ser alargado a outras áreas, do fornecimento de materiais para auto-construção e mobiliário, «entre outro tipo de apoio que algumas empresas, pessoas e famílias queiram juntar». O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela – que se fez acompanhar dos Vereadores António Zamith Rosas, Júlia Fernandes, Luís Filipe Silva e Daniel Cerqueira – fez questão de vincar a «característica única, muito alargada das lojas sociais que passarão a ser instaladas em diferentes pontos do Concelho. Vamos estar atentos, identificar carências e agir em conformidade, de acordo com o nível e a especificidade de cada caso. Esta loja nasce da Rede Social, da interacção de diferentes organismos e é aí que cada caso será sinalizado, analisado e tratado». 
De acordo com o edil, «estes serão espaços onde se vai praticar a solidariedade. Um espaço de recolha, tratamento, distribuição e apoio directo». E usou mesmo o ‘lugar comum’: «a solidariedade não se apregoa, pratica-se». 

E foi mais longe: «Vila Verde é um concelho solidário. Vamos estar atentos». Deixou, por fim, uma mensagem de «esperança: as cores da nossa bandeira são verdes, nos nossos campos domina o verde e vamos todos acreditar num futuro melhor, mais risonho para todos, sem excepção». 
No mesmo tom, o novo Director do Instituto da Segurança Social de Braga, Dr. Rui Barreira, deixou um apelo: «peço que nos ajudem a identificar os casos mais graves. Queremos chegar a quem mais precisa e não a quem se limita a estender a mão».

Na sua óptica, «vivemos uma nova realidade, a pobreza envergonhada. Esta está a crescer e é a mais difícil de identificar».  Vamos denunciar estes casos, vamos contribuir para que possamos agir». 
Já antes, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, o Engº Paulo Gomes, se congratulou «por a Vila de Prado acolher a 1ª Loja Social do Concelho de Vila Verde. Peço, a partir de agora, uma colaboração estreita com a Câmara e outros organismos». 
Uma nota ainda para o pároco de Prado Santa Maria, padre João Correia, que interpreta aquele espaço como «local de afectos». 

A 1ªLoja Social de Vila Verde fica localizada na Av. Do Progresso, na vila de Prado.

0 comentários: