O professor, hoje, tem que ser educador, orientador, motor de entusiasmo, força viva junto dos seus alunos.
Os nossos alunos precisam, cada vez, mais, trabalhar todos os dias como fazem os desportistas de alta competição. Cabe aos professores e principalmente aos pais e família dos nossos alunos acompanhar a construção destes jovens. Lembro-me da história de um jovem alemão, de nome Sebastian Vettel - o automobilista que se tornou o mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1.
O pai do Sebastian, de profissão carpinteiro vendeu o seu carro e o avô vendeu os seus pombos - o que rendeu 3.500 euros - para que o seu jovem, aos 16 anos, pudesse pilotar automóveis, como era seu desejo. Quando a família investe e a vocação é trabalhada, as estrelas aparecem.
Nas escolas existem estrelas que querem brilhar. São jovens que acreditam num futuro melhor e é para isso que trabalham. O testemunho que se segue é mais um marco do empenho de uma jovem que está a apostar tudo para alcançar esse futuro.
‘A minha passagem pela Escola Secundária de Vila Verde! Para recordar para toda a vida’
Hoje colocada em Qualidade Alimentar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC faço uma pequena reflexão sobre a minha passagem pela E.S.VV. Uma óptima passagem por sinal!
Há seis anos que entrei nesta excelente escola, via as coisas totalmente diferentes. Esta escola, professores, profissionais e amigos fazem-nos pensar que estudar vale a pena, que tudo se consegue com dedicação, empenho e esforço.
A escola é algo que nos ensina a crescer como pessoas, a lutar pelos nossos objectivos, a sermos bons alunos. E esta escola foi a minha rampa de lançamento para um futuro melhor!
Um dos meus desejos sempre foi realizar actividades na escola e acima de tudo ser uma boa aluna. Sempre lutei por esses objectivos e hoje posso dizer com satisfação que os concretizei e sinto-me feliz e realizada por isso. Nesta escola passei a maior parte do meu tempo, decidi parte do meu futuro. Quando dei por mim já estava a finalizar o 12.º ano.
Esta escola foi a minha rampa de lançamento para um futuro melhor!
O meu sonho é ser psicóloga e nunca desistirei dele, mas dados os vários obstáculos, tive de optar por outra escolha. Pois, na vida nem tudo é fácil mas nada é impossível!
Um momento que não posso deixar de revelar e que foi um dos momentos mais marcantes da minha vida escolar, foi o momento do dia 30 de Setembro de 2011, a cerimónia de entrega de prémios de mérito e diplomas aos alunos que terminaram o 12.º dos cursos científico-humanísticos e profissionais do ano lectivo 2010/2011. Finalizando assim o 12.º ano, com média de 17 valores. Aqui está uma grande prova de que devemos sempre lutar pelos nossos objectivos, estudar com dedicação, dar sempre o nosso melhor, um dia tudo é recompensado e reconhecido, e esta recompensa não poderia ter corrido melhor, orgulho-me por isso, e sei que há pessoas orgulhosas do meu trabalho também, isso faz-me sentir ainda melhor e mais confiante para ultrapassar novas etapas que surgirão na minha vida. Pois, hoje na E.S.T.G., dou-me a enfrentar com um curso na qual comecei do zero. Sei que terei de dar 200% de mim, pois não quero desiludir ninguém e quero chegar ao fim e poder dizer: “consegui, mais uma etapa ultrapassada”.
Ao longo da minha vida quero agradecer em especial às pessoas que mais me apoiaram e sempre estiveram do meu lado, quando mais necessitei, sempre me disseram “estou aqui, não desistas, luta pelos teus objectivos, tu és capaz, sê alguém na vida” estas palavras fizeram-me parar e reflectir que não estou só, que tenho sempre alguém com quem contar, e pessoas assim há que preservar!’
Sandrina Daniela Rodrigues Ribeiro
Fonte Correio do Minho por Luís Monteiro
0 comentários:
Enviar um comentário