Treze meses e meio depois, trinta mil quilómetros percorridos, mil novecentas e quarenta horas a pedalar, o português Idílio Freire chegou a Ushuaia na Argentina pondo termo à aventura de atravessar o continente americano de bicicleta.
A chegada a Ushuaia estava prevista só lá para meados de outubro, mas na terça-feira Idílio Freire chegou à “cidade mais austral do Mundo”, terminando uma viagem que começou no dia 24 de julho do ano passado em Inuvik, no Canadá.
“Não era um sonho, como tantos me foram perguntando ao longo do percurso, tão pouco era uma ´missão´, muito menos uma obsessão. Era tão-somente o desejo de viver a vida com intensidade, para além do quotidiano”, refere o aventureiro português, natural de Pombal, no blogue onde foi contando a sua viagem.
Mesmo assim, contou à Lusa que quando, há poucos dias, avistou a cidade de Ushuaia teve um “leve, curto e doce sorriso” e sentiu a mesma satisfação de quando terminava “duras etapas”.
O fim da viagem ficou marcada por um problema na bicicleta que obrigou Idílio a levá-la à mão durante os últimos 14 quilómetros. Um esforço adicional, dado que os últimos 50 quilómetros já tinham sido difíceis.
“Os últimos 50 quiómetros do último dia - desde o paso Garibaldi até à cidade de Ushuaia - foram percorridos numa estrada completamente nevada, num exercício de esforço e "equilibrio". Mas o sabor da meta não diferiu muito de tantos sabores deliciosos que fui provando”, contou.
Para trás ficaram 13 meses e meio, 342 dias gastos a pedalar e 70 a visitar locais, cidades e pessoas.
Idílio prefere ainda não pensar como vai ser o regresso a Lisboa, marcado para dia 22.
“Espero descobrir - ou que descubram - um qualquer talento em mim, que me permita deambular mais”, disse.
O aventureiro de 44 anos natural de Pombal partiu de bicicleta no dia 24 de julho de Inuvik, no Canadá, com o objetivo de percorrer 15 países do continente americano e alcançar o sul da Argentina no final de outubro.
A viagem de pólo a pólo de Idílio começou no Canadá passou pelos Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina e Chile.
0 comentários:
Enviar um comentário