Minho: Fundadores de rede «Soy Niño» promovem formações na região (Via Ciência Hoje)



Investigadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) criaram uma rede mundial de comunicação infantil que inclui programas de rádio, formações, oficinas e intercâmbios. Intitulada Soy Niño (www.soynino.com), esta organização não-governamental visa “a promoção dos direitos da infância e a valorização da cidadania, do ambiente e dos espaços públicos”, explicam em comunicado de imprensa.

A associação iniciou a sua actividade na Venezuela e tem participado em projectos e encontros no Canadá, Brasil, Grécia, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha e Portugal.

A fundadora do projecto Grecia Rodríguez é jornalista e está a realizar o doutoramento em Estudos da Criança, na UMinho, em Braga, para fortalecer o trabalho desenvolvido na área da educomunicação, numa perspectiva da Sociologia da Infância.

Os objectivos da associação passam por “formar as crianças e adolescentes como comunicadores activos, que compreendam o valor da palavra, a interacção social, a participação responsável”, explica.

“Damos oportunidade de experimentarem a sua capacidade criativa, a sensibilidade cidadã, a consciência ecológica e a destreza comunicativa, co-criando materiais educativos úteis a si mesmos, aos seus pares, à escola e à comunidade”, informa.

Leonardo de Albuquerque, que frequenta o mesmo doutoramento, é coordenador de Temas Urbanos e Ambientais da Soy Niño, que centra os estudos na filosofia eco-urbana para crianças.


Músico convidado Eduardo Dávila com Grecia Rodríguez e crianças num programa de rádio

Nos próximos meses, os dois investigadores vão dinamizar formações em Ponte de Lima, Vila Verde e Braga. “Desejamos sensibilizar muitas crianças para não perderem a ligação da cidade com o campo, bem como o raciocínio sobre as origens, a fonte dos recursos que desfrutam e como a cidade pode ser cada dia mais sustentável”, sublinha Leonardo de Albuquerque.
A ligação da Soy Niño a Portugal começou em 2007, com apoio do Centro Cultural de Belém e da coreógrafa Madalena Vitorino, através das oficinas «Rádio Chiquita», que permitiram a crianças portuguesas conhecer o trabalho das crianças venezuelanas na rádio e estas, depois, seguiram o trabalho feito em Lisboa.

Em 2009, o documentário «Morcegos», realizado pela Soy Niño e pela associação ambientalista ACOANA, ganhou o premio de melhor animação-diaporama do Festival de
Conteúdos Digitais Challenges, na UMinho.

0 comentários: