Minho: Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde lança “Unidade Móvel de Diabetes – Inovar na Prevenção e Controlo da Diabetes (Via TVMinho)



É já esta quarta-feira, dia 13 de Julho, que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde dá início à concretização do Projecto “Unidade Móvel de Diabetes – Inovar na Prevenção e Controlo da Diabetes”.

Trata-se de um serviço totalmente gratuito e de grande importância para a salvaguarda e promoção da saúde das populações da região do Alto Cávado e Homem, de características marcadamente rurais. É um serviço desenvolvido com uma Viatura de Rastreio preparada para receber e efectuar os testes aos utentes.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde convida, por isso, toda a população a participar activamente neste projecto, para a eficaz prevenção e controlo da Diabetes.
O arranque do programa de “viagem” desta nova unidade terá lugar em Amares, junto ao Posto de Turismo, onde estará a viatura de rastreio, logo a partir das 09h00, de quarta-feira próxima.
Na Sexta-Feira, dia 15 de Julho, será a vez de efectuar o Rastreio em Vila Verde, também a partir das 09h00m, junto à Biblioteca Municipal.
A viatura está equipada com equipamento de ponta e de excelência, e contará com a colaboração de um Enfermeiro e um Técnico de Optometria, supervisionados pelo Médico Oftalmologista.
O Projecto “Unidade Móvel de Diabetes – Inovar na Prevenção e Controlo da Diabetes” vai percorrer os concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa do Lanhoso.
Inserido no âmbito de candidatura aprovada pela Direcção Geral de Saúde, este projecto visa implementar um programa de intervenção comunitária de prevenção da diabetes, sensibilizando para os factores de risco.
No final da concretização deste projecto, a Santa Casa pretende efectuar diagnóstico a cerca de 50% da população abrangida pela área de intervenção e divulgar boas práticas para evitar a diabetes a 100% da população escolar dos cinco concelhos. O projecto passa ainda por incrementar a prática do exercício físico e comportamentos saudáveis.
Um modelo de intervenção assente na prevenção, um diagnóstico precoce de pessoas com Diabetes, a realização de campanhas de informação dirigidas à população em geral e a assumpção de uma atitude crítica face aos comportamentos que comprometam o equilíbrio do organismo estão também entre os objectivos.

0 comentários: