Vila Verde: Recebe Feira Quinhentista ‘Sá de Miranda por Terras de Vila Verde’ – 20 a 22 de Maio (Via C.M.V.V.)





A Ceia Quinhentista marca o arranque oficial de mais uma ‘Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde’, esta sexta-feira, dia 20 de Maio, no pavilhão municipal do Parque Industrial de Gême. A partir das 20h00, o poeta e escritor Francisco Sá de Miranda recebe os comensais para um repasto integralmente quinhentista, pontuado por algumas exibições circenses, demonstrações medievais e animações diversas do seu tempo.

Este será apenas o início de uma acção que se vai alargar a todo o fim-de-semana, com o sábado a reservar um Sarau Cultural no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde e o domingo marcado pela grandiosa ‘Feira Quinhentista’.
A Ceia Quinhentista dá, assim, o mote para mais uma jornada de celebração em torno do ‘poeta do Neiva’, Francisco Sá de Miranda. A ementa quinhentista será condimentada por demonstrações dos Cavaleiro do Tempo e Espada Lusitana, voos de aves de rapina, exibição do Teatro Provisório/Tresandarilho, Dança do Ventre e Bobo da Corte (Agrupamento de Escolas de Vila Verde), Bobos da Corte (Verdemcena-Escola Secundária de Vila Verde), Dança africana (EPATV) e Danças da Corte (Agrupamento Monsenhor Elísio Araújo).

Sarau Cultural

No sábado, dia 21 de Maio, o Sarau Cultural promete dar expressão aos melhores momentos da ‘época de quinhentos’. O Grupo de Bombos anunciará as exibições de danças africanas (EPATV), cabendo ao Agrupamento de Escolas de Vila Verde apresentar a Dramatização – A Farsa de Inês Pereira. Nessa mesma noite e também no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, a Escola Secundária de Vila Verde apresenta a Dança Quinhentista - Cantigas de Amor e de Amigo, ficando a cargo do Agrupamento de Escolas da Ribeira do Neiva a Dramatização – Justiça em Ribeira do Neiva. A fechar o Sarau, os Agrupamentos de Escolas de Moure e Prado promovem uma actuação musical, pelos professores das duas escolas.

Feira Quinhentista

No domingo, a Feira Quinhentista promete transformar Vila Verde num verdadeiro palco da época mirandina. Das 10h00 às 20h00, os visitantes terão à sua disposição uma panóplia imensa de retratos, traços, evidências e vivências da época.
A Feira junta o artesanato, a gastronomia e outras actividades da época de Quinhentos. O destaque vai para o grandioso Cortejo Histórico, às 15h00. Entre as 15h30 e as 18h00, as praças da Vila (Santo António, República e 5 de Outubro) terão inúmeros motivos de interesse, com as danças palacianas a conviverem com a música e os jograis e bobos, o teatro de rua, a leitura da sina, os jogos populares, o acampamento militar, o tiro ao alvo com arco, a quem se juntarão os Zés Pereiras de Novais, entre outros.
Às 18h30, tem lugar um dos momentos que prende a atenção dos milhares de pessoas que se dirigem a Vila Verde para viver este evento de perto, o Torneio de Armas a Cavalo e a Exposição e voos de aves de rapina.

Refira-se que a Feira Quinhentista estará patente ao público sexta-feira (18h00/22h00), sábado (10h00/24h00) e domingo (10h00/20h00), com venda de artesanato e atracções gastronómicas.
Uma nota ainda para o facto das escolas do concelho estarem envolvidas em actividades próprias, articuladas com o Município de Vila Verde, de homenagem e estudo de Sá de Miranda, desde o passado dia 16 de Maio.
«Estão todos convidados para partilhar alguns dos cenários da época mirandina, mais um momento para homenagear o poeta do Neiva, Francisco Sá de Miranda, que escolheu Vila Verde para viver os melhores anos da sua vida», assinala o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.

Esta iniciativa volta a ser organizada pelo Município de Vila Verde, em estreita parceria com os Agrupamentos de Escolas, a Escola Secundária de Vila Verde a Escola Profissional Amar Terra Verde, com a colaboração da Proviver-EEM.

0 comentários: