Portugal: “Geração à Rasca” convoca concentrações dentro da lei para dez cidades (Via Público)


O protesto “Geração à Rasca” nasceu na rede social Facebook e gerou iniciativas populares previstas para dez cidades, no sábado, estando o movimento a proceder legalmente à formalização das concentrações junto dos governos civis.

Segundo o blogue geracaoenrascada.wordpress.com, os protestos de sábado estão marcados para as cidades de Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada (Açores), Porto e Viseu.

Os pedidos nos governos civis – entidades responsáveis pela autorização deste tipo de protesto – terão que entrar até 48 horas úteis antes da data das iniciativas, que decorrem no sábado.

No caso dos governos civis do Porto e de Lisboa, os pedidos de autorização já foram entregues pelo movimento “Geração à Rasca” e, segundo o que fontes das estruturas governamentais disseram à agência Lusa, as concentrações com desfile marcadas para sábado serão autorizadas.

No caso de Lisboa, o pedido obedeceu aos procedimentos legais, estando a concentração agendada para as 15h00 na Avenida da Liberdade, seguindo depois pela Praça D. Pedro IV, Rua do Carmo e Rua Garrett, terminando depois na Praça Luis de Camões.

PSP vai acompanhar

O Governo Civil de Lisboa “informou as autoridades de segurança”, sendo da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP) determinar as questões relacionadas com o trânsito.

Contactado pela Agência Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explicou já ter tido conhecimento da concentração de sábado, que irá acompanhar, havendo “necessariamente alguns cortes de trânsito pontuais”.

No caso do Porto, o pedido já deu entrada no governo civil e vai ser autorizado, tendo sido cumpridos “todos os trâmites legais”.

A concentração na cidade portuense está marcada para as 15h00, na Batalha, seguindo o desfile pela Rua de Santa Catarina, Rua Fernandes Tomás, Rua Sá da Bandeira, com término previsto para a Praça D. João I.

Segundo fonte do Governo Civil do Porto, a PSP irá acompanhar o desfile e assegurar o funcionamento normal do trânsito, não estando, para já, previsto qualquer condicionamento.

Pedido para Leiria vai ser refeito

Em Leiria, o pedido já entrou no governo civil, mas a formalização continha uma incorrecção. Será agora refeito e está prevista nova entrada, na quarta-feira.

No caso da concentração da “Geração à Rasca” marcada para Ponta Delgada, nos Açores, a responsabilidade de autorização é do vice-presidente do Governo Regional.

Apesar de nos Açores o pedido formal ainda não ter entrado, fonte do Governo Regional avançou à Lusa que já houve contactos para perceber o que é necessário fazer para proceder a estas formalizações, o que poderá indicar que o processo de autorização poderá acontecer.

Contactados pela Agência Lusa, os governos civis de Braga e de Coimbra afirmaram não ter ainda nenhum pedido oficial, tendo realçado, no entanto, que os manifestantes ainda estão dentro do período legal para o fazer.


Fonte Jornal Público

Lugares da Manifestação:

Braga – Avenida Central, junto ao chafariz
Castelo Branco – Alameda da Liberdade (Passeio Verde)
Coimbra – Praça da República
Faro – Largo S. Francisco
Guimarães – Largo da Oliveira
Leiria – Fonte Luminosa
Lisboa – Avenida da Liberdade > Praça Luís de Camões
Ponta Delgada – Portas da Cidade
Porto – Praça da Batalha > Praça D. João I
Viseu – Rossio, em frente à Câmara Municipal

Fonte Imagem/Lugares Site Geração à Rasca

0 comentários: