Mundo: Tsunami atinge costa japonesa depois de violento sismo de 8.9, abalo é 4º o maior de sempre no mundo (C/ vídeos - Via DN)


Ilha Sendai





O Japão foi abalado hoje por um violento sismo, de magnitude 8,9 na escala de Richter, que provocou um tsunami com ondas de cerca de dez metros que atingiu a costa costa nordeste

O violento sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter que hoje atingiu a costa nordeste do Japão provocou grande destruição, sobretudo por um tsunami, com ondas de cerca de dez metros de altura, que atingiu a costa nordeste do Japão, noticiaram as agências internacionais.


O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14:46 locais (05:46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

Fonte DN

Abalo é o maior de sempre no país e o quarto maior do mundo


O sismo de magnitude 8,8 na escala de Richter sentido hoje ao largo da costa nordeste do Japão é, segundo a Agência de Meteorologia local, o maior de sempre no país e o quarto maior no mundo desde que há registos.

Outros sismos com magnitude superior a oito na escala de Richter:

22 maio 1960 - O sismo com a maior magnitude de sempre foi sentido em Valdivia, no Chile, atingindo 9,5 na escala de Richter. Provocou 5.000 mortos e um tsunami que chegou às costas do Havai e das Filipinas, onde morreram 61 e 32 pessoas respetivamente.

27 março 1964 - Um sismo que chegou a uma magnitude de quase 9 na escala de Richter atinge o Alasca e a costa nordeste da Califórnia, deixando 121 mortos e um tsunami com ondas de seis metros, que mataram mais 11 pessoas em Crescent City, na Califórna.

26 dezembro 2004 - Um maremoto de 8,9 na escala de Richter, com epicentro em Aceh, na Indonésia, seguido de tsunami causou 229.866 mortos em doze países banhados pelo Índico.

11 março de 2011 - O sismo de hoje foi sentido ao largo da costa nordeste do Japão. O primeiro balanço aponta para quatro mortos, dezenas de desaparecidos e numerosos feridos.


Fonte DN

Fonte Imagem

Vídeos da catástrofe, Sismo e Tsunami:

Vídeo 1: Acção do Tsunami



Vídeo 2: Acção do Sismo nos escritórios Japoneses



Vídeo 3: Vídeo com Imagens após o Tsnumami



Vídeo 4: Refinaria em chamas após sismo








0 comentários: