Escariz S. Mamede: Entrevista do Pres. da Junta ao Jornal Terras do Homem




Adelino Machado cumpre o sexto ano enquanto presidente da Junta de Freguesia de Escariz S. Mamede. Defensor da rotatividade de rostos na liderança de cada freguesia, este autarca espera poder estar à altura dos eleitores locais e cumprir com o estipulado até final do mandato. Até lá, traçou como objectivo primeiro a reabilitação e reorganização de toda a zona envolvente do Centro Cívico de Escariz. A instalação do saneamento em toda a freguesia e o alargamento de algumas ruas são alguns outros desejos. Para já, aguarda a conclusão das obras de edificação do bar de apoio e casas de banho no alto da ermida de S. Bartolomeu.



Terras do Homem: Qual a grande prioridade, neste mandato, para a Junta de Freguesia de Escariz S. Mamede?

Adelino Machado
: Neste momento, vamos concentrar a nossa actuação no arranjo urbanístico do Centro Cívico da Freguesia, junto à igreja paroquial. Aí, procederemos à reabilitação da Avenida da Igreja, criando alguns lugares de estacionamento, à construção da capela mortuária e arranjo de toda a zona envolvente à igreja. Esta é a grande intervenção que pretendemos executar.



TH: Para quando o início das obras?

AM: Tencionamos arrancar com os trabalhos ainda este ano. Em princípio, será uma intervenção faseada, dado o volume de obra.



TH: Que outras obras poderão, entretanto, avançar ao longo deste mandato?

AM: Por exemplo, em termos de saneamento, neste momento está a decorrer a construção do Interceptor do Poriço, que depois vai permitir a ligação de todo o subsistema de saneamento. Depois da construção desse interceptor esperamos a instalação da rede nas artérias da freguesia. Quanto a prazos penso que 2013 é o objectivo do Município, vamos acompanhando a situação.

No que diz respeito ao abastecimento de água, podemos desde já adiantar que actualmente existe uma cobertura de rede de 100% na freguesia. Somos das poucas freguesias onde o abastecimento está em condições de chegar a todas as habitações.

Depois temos também algumas obras de recuperação de algumas vias, nomeadamente o Caminho Municipal 1164, que atravessa a freguesia e liga a Freiriz e a Parada de Gatim e está há muito a precisar de ser requalificado e temos ainda em plano a conclusão das obras no Polidesportivo, colaborando com a Associação local.

Entrevista completa na Fonte Jornal Terras do Homem
Fonte imagem

0 comentários: