Vila Verde: Ribeira do Neiva tem saúde (Via Correio do Minho)



Desde segunda-feira, os cerca de 4500 utentes adstritos àquela ‘Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Sá de Miranda’ sentem uma melhoria substancial no acesso aos cuidados de saúde.


A USF homenageia com o seu nome o Comendador e poeta renascentista/Poeta do Neiva e foi um “investimento ‘brutal’ do Município de Vila Verde, que ascende aos 700 mil euros, em parceria com os agentes locais, para permitir aos habitantes da Ribeira do Neiva e zonas contíguas condições de excelência no acesso aos cuidados de saúde primários», assinalou o Presidente da Câmara de Vila Verde.
Acompanhado dos responsáveis pela Agrupamento dos Centros de Saúde Cabreira-Gerês, Dr. Custódio Lima, e do Director do Centro de Saúde de Vila Verde, Dr. Raul Borges, a nova unidade foi visitada para satisfação que as ‘gentes’ da Ribeira do Neiva e pessoal médico, de enfermagem e administrativo, auxiliar.
O novo espaço, edifício localiza-se na área próxima da ‘antiga’ Extensão de Saúde, aproveitando uma zona do antigo edifício da Escola Primária e uma área de terreno cedida pela Paróquia e representa um esforço público que ultrapassa um milhão de euros.
Com uma comparticipação do Ministério da Saúde de 250 mil euros, dos quais 200 mil foram para a obra e 50 mil para instalação do mobiliário, coube ao Município, à Paróquia e à Junta de Freguesia de Duas Igrejas reunirem condições financeiras e logísticas para garantir a obra. Para o efeito, estes organismos estabeleceram um protocolo de cooperação financeira, que resultou na obtenção das condições financeiras e na disponibilização da parcela de terreno necessária à concretização do referido edifício.
A Extensão de Saúde foi construída de raiz, com hall e sala de espera, atendimento público, zona administrativa, gabinetes médicos (3+1) e de enfermagem (4), casas de banho, espaços de logística, etc.

Vila de Prado, Escariz S. Martinho e Ribeira do Neiva

A construção da nova Extensão de Saúde da Ribeira do Neiva enquadra uma série de investimentos nas áreas da Saúde e Assistência Social contratadas com os respectivos Ministérios pela Câmara Municipal de Vila Verde nos últimos anos.
Entre 2002 e finais do ano de 2005, foram lançadas as obras de construção das novas Extensões de Saúde da Vila de Prado e Escariz S. Martinho. Ambas já a funcionar em pleno.
Na área social, em complemento a estas obras, o Município de Vila Verde viu concretizado o novo edifício dos Serviços de Segurança Social, instalado defronte do novo Centro de Saúde de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sempre apontou a necessidade de «adequar as Extensões de Saúde da Vila de Prado, Escariz S. Martinho e Ribeira do Neiva à realidade actual, quer ao nível das solicitações, quer pela necessária e urgente modernização das próprias instalações”.

Fonte Correio do Minho por Costa Guimarães

0 comentários: