Portugal: Sócrates admite mais austeridade para atingir défice de 4,6% este ano...e dá tolerância de ponto no Carnaval... (Via Público)




Governo dá uma no cravo outra na ferradura...Sócrates admite mais austeridade para atingir défice de 4,6% este ano...e dá tolerância de ponto no Carnaval...

Sócrates admite mais austeridade para atingir défice de 4,6% este ano

O primeiro-ministro José Sócrates sublinhou hoje que o Governo fará tudo o que for necessário para chegar ao final deste ano com um défice orçamental de 4,6 por cento, mesmo que isso implique vir a tomar mais medidas de austeridade.

“Quero reafirmar o que disse hoje o ministro das Finanças, que este Governo fará tudo o que for necessário para garantir a meta do défice”, afirmou hoje José Sócrates durante uma conferência sobre a crise da dívida soberana, organizada pela Reuters e pela TSF.

“Faremos tudo o que for necessário, porque [atingir o défice previsto este ano] é absolutamente fundamental para a credibilidade do nosso país”, garantiu o primeiro-ministro. “Teremos necessidade de mais medidas? O Governo acha que não, senão tê-las-ia posto no Orçamento”, disse Sócrates, para logo a seguir acrescentar: “Mas se a execução orçamental vier a revelar necessidade de mais medidas, tomá-las-emos”.

O primeiro-ministro aproveitou para repetir que a Europa precisa de dar uma resposta mais consistente à crise da zona euro. “Acho que a Europa já cometeu erros demais para não perceber que a resposta a esta crise tem de ser uma resposta europeia, porque o problema é sistémico”, realçou.

Para Sócrates, a crise da dívida soberana é mesmo “o maior desafio que se coloca ao projecto europeu” e, depois dela, “a Europa não vai ficar na mesma”. A “ambição”, reforçou o primeiro-ministro, é que esta crise seja a oportunidade de a Europa avançar em vários domínios da cooperação económica

Fonte Público por Ana Rita Faria

Governo dá tolerância de ponto no Carnaval

O Governo vai conceder tolerância de ponto no dia 8, terça-feira de Carnaval, a todos os trabalhadores que exerçam funções públicas na Administração Central e nos institutos públicos.
A terça-feira de Carnaval não é um feriado obrigatório (Daniel Rocha)

“Embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período”, lê-se no despacho assinado por José Sócrates, hoje publicado em Diário da República .

Esta é a primeira tolerância de ponto concedida pelo Governo este ano. O ano passado, o executivo liderado por José Sócrates concedeu esta “folga” por seis vezes.

De acordo com um estudo elaborado por Eugénio Rosa, economista da CGTP, uma tolerência de ponto de um dia pode custar ao Estado 83 milhões de euros de prejuízo, o que dá uma média de 128 euros por cada funcionário público.

Fonte Público
Fonte imagem

0 comentários: