Portugal: Conduzir devagar pode gerar poupança de 800 milhões de euros por ano (Via Jornal i)


Uma condução que reduza as velocidades máximas e, sobretudo, evite travagens e arranques bruscos permitiria poupar 800 milhões de euros em combustíveis e 1,7 mil milhões de toneladas de CO2 por ano, indica um estudo do projeto 'Eco Condução Portugal'.

Para além da poupança de 800 milhões de euros, Portugal poderia reduzir até 20 por cento do consumo de combustível caso os automobilistas adotassem práticas de condução mais eficientes e adequadas à tecnologia atual dos carros, conclui o mesmo estudo, apresentado no ano passado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O estudo ganha novo interesse num dia em que o governo espanhol anunciou que a partir de 07 de março o limite de velocidade nas autoestradas espanholas vai passar de 120 para 110 quilómetros/hora, uma medida destinada a reduzir o consumo de gasolina e gasóleo.

O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, assegurou que é uma medida "transitória" relacionada com a recente escalada do preço do crude. Além do novo limite nas autoestradas, também no interior das localidades a velocidade máxima passará para 30 quilómetros por hora. Madrid também subsidiará uma redução no preço dos transportes públicos.

O estudo, que teve coordenação científica do Instituto Superior Técnico, contou com a participação de uma equipa de formadores da OCCAM, uma empresa de consultoria e formação especializada nas áreas dos transportes.


0 comentários: