Adrian Sobaru, pai de dois filhos, sobreviveu a queda de sete metros, mas está ferido com gravidade.
A idade não conta, o que conta é ser bom condutor. Simula já Salto de protesto
É provavelmente um dos protestos mais radicais de que há memória. Adrian Sobaru, um romeno de 40 anos, saltou das galerias do Parlamento em Bucareste para mostrar o desespero causado pelas medidas de austeridade impostas pelo Governo. O electricista da televisão estatal ficou gravemente feridos, mas não corre risco de vida. O protesto deixou o Parlamento em estado de choque e levou o primeiro-ministro a apelidar o incidente de «tragédia».
Adrian Sobaru, que vestia uma t-shirt onde se lia «vocês mataram o futuro dos nossos filhos», subiu para o corrimão do balcão, de lá gritou «vocês têm o pão dos nossos filhos», e saltou de uma altura de sete metros. Caiu entre as cadeiras dos deputados que se preparavam para discutir uma moção de censura ao primeiro-ministro Emil Boc que acabou por ser recusada.
A causa do protesto parece estar directamente relacionada com as medidas de austeridade. Segundo a imprensa local, Sobaru é pai de dois filhos, um deles autista, e os cortes nos apoios sociais terão atingido o subsídio que recebia para cuidar do filho doente.
Ao El País, o canal de televisão para o qual Sobaru trabalha esclareceu que o protesto se deve a motivos pessoais relacionados com um familiar e não com questões laborais. A queda de sete metros provocou várias fracturas no rosto de Adrian Sobaru que foi submetido a uma cirurgia. De momento, está estável, segundo uma fonte hospitalar.
O primeiro-ministro reagiu ao incidente e lamentar o «trágico evento», acrescentando compreender as dificuldades que os romenos enfrentam nesse período de crise.
O Governo da Roménia enfrenta um período de recessão e recentemente reduziu os salários do sector público em um quarto. Os impostos sobre vendas foram aumentados de 19 para 24%. Fonte Site IOL
Vídeo (com imagens chocantes, não é aconselhada a sua visualização a pessoas sensíveis):
0 comentários:
Enviar um comentário