Mundo: Multibanco dá ouro em vez de dinheiro



Uma caixa Multibanco muito original está a funcionar em Boca Raton, um paraíso salpicado de palmeiras no Sul da Florida, nos EUA: este ATM dá ouro em vez de dinheiro.

A caixa foi instalada na passada sexta-feira por uma empresa alemã num centro comercial e, em vez das habituais notas, entrega a quem o utiliza barras e moedas de ouro de 24 carates, avança o «Huffington Post».

Thomas Geissler, presidente executivo da Ex Oriente Lux e inventor das máquinas «Gold To Go», admite que a maioria dos utilizadores serão curiosos, deslumbrados pela novidade. Mas acredita que estas máquinas podem ser também convenientes para investidores mais sérios que queiram evitar o constrangimento de adquirir ouro em lojas de penhores ou na Internet.

«Em vez de comprarem flores ou chocolates, que se vão em menos de nada, isto permanece para as próximas centenas de anos», sublinhou Geissler à Associated Press numa entrevista telefónica.

A primeira máquina destas foi instalada no hotel Emirates Palace em Abu Dabi em Maio, seguindo-se outras na Alemanha, Espanha e Itália. A empresa pretende espalhar algumas centenas mais um pouco por todo o mundo em 2012. A máquina colocada em Abu Dabi é tão popular que tem de ser reabastecida a cada dois dias.

Um banco no Vietname instalou a sua própria marca de máquinas dispensadoras de ouro, num país com uma população muito mais pobre mas que valoriza muito mais o ouro do que o dinheiro em papel.

A máquina banhada a ouro instalada no centro comercial em Boca Raton fica à porta de uma loja gourmet de chocolate e funciona praticamente da mesma forma que o Multibanco ao lado dela. Os utilizadores inserem dinheiro ou um cartão e usam um ecrã táctil de computador para escolher o peso e o estilo que querem. A máquina dispensa o ouro numa elegante caixa preta selada.

Cada uma das máquinas, fabricadas na Alemanha, contém cerca de 320 peças de barras e moedas de diferentes tamanhos. Os preços são reconvertidos automaticamente a cada dez minutos para reflector as flutuações do mercado.

Na passada sexta-feira, uma peça de duas gramas custava cerca de 122 dólares, incluindo a embalagem e certificado. A onça ronda os 1.442 dólares.

Fonte Site Agência Financeira
Fonte imagem por © rbp Designer

0 comentários: