Minho: Árvores Ecológicas em Vila Verde, Presépios ao vivo em Braga e árvore em Viana 'recordistas' da Europa

Árvores Natal Ecológicas elaboradas pela EPATV - Vila Verde

O maior presépio ao vivo da Europa, em Priscos, Braga, é uma das principais atrações de Natal no Minho, região que acolhe ainda, em Viana do Castelo, a maior árvore natural de Natal do velho continente.

Em Priscos, o presépio ao vivo abre este domingo, reunindo um total de 600 figurantes, que vão recriar, pelo quinto ano consecutivo, o nascimento do Menino Jesus.

O presépio começou por se apresentar na casa paroquial, mas entretanto foi crescendo e hoje há até necessidade de pedir terreno emprestado aos vizinhos.

A gruta e a fonte de Jacob, com mais de 30 toneladas de aço e betão, são as “joias da coroa” do presépio.

Na cidade de Viana do Castelo, o destaque vai para a maior árvore natural de Natal da Europa, uma araucária excelsa com 49 metros de altura e iluminada por mais de 3000 lâmpadas coloridas.

No sopé da árvore, figura um presépio com peças em tamanho natural.

Em Perre, também no concelho de Viana do Castelo, abre no dia 25, no Museu Paroquial, um presépio animado mecanicamente, c onfecionado com mais de uma tonelada de materiais, entre musgo, cortiça, madeira e pedra.

No presépio, que ocupa 30 metros quadrados regados por um ribeiro, são recriadas tradições da freguesia, como a espadelada do linho, a apanha da azeitona ou a serração da madeira.

Na freguesia de Garfe, concelho de Póvoa de Lanhoso, há para ver 15 presépios, espalhados pelos vários lugares e integralmente construídos pelos moradores.

Em Vila Verde, no largo fronteiro ao tribunal, figuram dezena e meia de presépios ecológicos, confecionados pelas escolas integralmente com materiais recicláveis.

Um dos mais originais foi construído, exclusivamente, com velhos computadores.

Em Viana do Castelo, outra das atrações é uma pista de gelo com 200 metros quadrados, que no Natal anterior foi visitada por mais de 30 mil pessoas.

Nos antigos Paços do Concelho, há uma exposição de presépios, com trabalhos em artesanato e em chocolate e outros doces. Fonte Jonral Correio do Minho

0 comentários: