V.N. Gaia: Primeira mão biónica aplicada hoje em Portugal



João Pereira, de 32 anos, amputado da mão esquerda, é desde hoje o primeiro português com uma mão biónica, ou seja, uma mão eléctrica que lhe permitirá, depois de muito treino e paciência, realizar movimentos com todos os dedos.

João Pereira perdeu a mão esquerda e o polegar da direita quando tinha sete anos, num acidente com um foguete, por ocasião das festas de Prozelo, a freguesia do concelho de Arcos de Valdevez de onde é natural.

No Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, responsável por todo o processo técnico, João Pereira reconheceu que terá de treinar muito, ter muita paciência e muita calma até conseguir usufruir plenamente da sua mão biónica.

O processo envolveu, desde há vários meses, exames para testar os tendões, tirar as medidas, fazer o gesso, testar o molde e verificar se os encaixes batiam certo mas, segundo afirmou, o mais difícil foi conseguir ultrapassar algumas barreiras relacionadas com a falta de informação.

Foi assim que cumpriu toda a escolaridade, até concluir, na Escola Profissional do Alto Lima, o curso de técnico de informação turística, em 1992.

Concluído o curso, João Carlos meteu uma prótese que apenas lhe permitia mexer dois dedos, tendo logo começado a trabalhar, como pasteleiro.

Em declarações aos jornalistas, Emília Mendes, técnica de reabilitação do centro de Gaia, explicou que a mão biónica entregue a João Pereira, distingue-se das próteses mioeléctricas convencionais por permitir o movimento harmonioso de todos os dedos da mão e a rotação do polegar.

Desenvolvida por um grupo de investigadores escoceses, a mão biónica é composta por cinco motores independentes - um por cada dedo da mão.

A mão agarra como uma mão normal, com dedos articuláveis que envolvem objectos com segurança, frisou.

Segundo Emília Mendes, cada dedo pode suportar até oito quilos e a mão permite dobrar, tocar, apanhar e apontar, aproximando-se dos movimentos da mão humana. Fonte Antena Minho


0 comentários: