Vila Verde: Concelho aguarda Central de Biomassa



Em 2005 arrancou o projecto governamental de instalar centrais de biomassa. Vila Verde diz reunir as condições.

Vila Verde reclama pela instalação na parte Norte do concelho de uma Central de Biomassa, com vista ao aproveitamento da sua malha florestal e rumo à sustentabilidade energética de mais de 40 mil pessoas.
Este projecto - cujo investimento rondaria os 25 milhões de euros - foi, ontem, defendido por José Campelo, da Associação Florestal do Cávado (AFC), durante o seminário ‘A Floresta na Promoção e Desenvolvimento do Mundo Rural’, promovida na ‘Festa das Colheitas’, que decorre até ao próximo domingo em Vila Verde.
José Campelo sublinhou, mesmo, que “a floresta é uma mais-valia do mundo rural que deve ser mais qualificado e ordenado”.

Refira-se que uma das três Zonas de Intervenção Florestal da AFC é precisamente na área concelhia vilaverdense, sita em Valdreu. José Campelo deseja estas zonas como ‘multiusos’, pretendendo potenciar a produção de ervas aromáticas, cogumelos, incrementando, por outro lado, a silvopastorícia.
Carlos Guerra, director regional adjunto da Agricultura e das Pescas do Norte, salientou, na sua intervenção, uma das questões mais prementes neste momento, que tem que ver com ordenamento do território.
“No mundo rural trabalha-se, muitas vezes, sem qualquer ordenamento ou planeamento e vão-se aproveitando, apenas, os quadros comunitários - que só para a região Norte do país já chegaram sete mil milhões de euros desde 1996 - mas cujos projectos não têm enquadramento nas especificidades regionais e nem se sabem os resultados dos mesmos”, disse o responsável. “Neste momento o grande desafio é o planeamento florestal”. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: