Guimarães: Alunos de Prado à descoberta da Engenharia



No Laboratório de Ergonomia e Estudo de Postos de Trabalho do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, em Guimarães, os alunos da EB 2,3 de Prado, concelho de Vila Verde, tomaram ontem contacto com alguma da investigação que se faz para melhorar o ‘ambiente’ de trabalho.
O investigador Nelson Costa lembrou que há alunos mais altos e mais baixos e que as carteiras da sala de aula devem ajustar-se à sua medida.
Por isso, está a ser estudada a população escolar do 1.º ciclo do ensino básico para dimensionar o mobiliário, já que, neste momento, as tabelas usadas são as da população do Norte da Europa, apontou Nelson Costa.


Mas no Laboratório de Ergonomia, um dos pontos de visita das escolas secundárias que entre ontem e hoje passam pela Escola de Engenharia da UM, no campus de Azurém, também se cruza a investigação com a Engenharia Têxtil que está a testar dois tipos de revestimentos de botas de montanha e a sua utilização prática no terreno.
A EB 2,3 de Prado foi uma das escolas que ontem passou o dia na Universidade, no contexto da Semana da Engenharia que dedica dois dias aos alunos do ensino secundário.
Foram 48 os alunos da escola de Prado que ontem visitaram vários laboratórios e assistiram a demonstrações práticas.


Foram seleccionados os alunos mais orientados para o ensino superior, explica a psicóloga, Fátima Rodrigues, que reconhece que a escola já costuma participar e os alunos saem com mais informação que os ajuda a escolher a área que querem seguir.
“Alguns não sabem sequer o que é a Engenharia de Polímeros, mas ‘in loco’ ficam com outra imagem e com informação mais concreta” afirma Fátima Rodrigues.
Durante dois dias, os vários Departamentos da Escola de Engenharia, entre professores e investigadores, mobilizaram-se para estas “aulas práticas” aos alunos do secundário. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: