Vila Verde: Festas Concelhias atraíram milhares de pessoas


Mais umas festas concelhias para recordar. Nem a aparição da chuva no último dia das festividades tirou brilho à edição de 2008 das Festas Concelhias Stº António de Vila Verde.
Em cada número do cartaz, uma enchente, com destaque para a presença de milhares de pessoas nos espectáculos de Paco Bandeira (sexta-feira, dia 13 de Junho) e Pedro Khima (domingo, dia 15 de Junho).

Foram quatro dias de grande animação, em que se voltou a conciliar tradição com modernidade, sob organização da Câmara Municipal de Vila Verde e Proviver-EM. O folclore concelhio voltou a contar com uma forte presença de público dos vários pontos do Concelho e da Região, que apreciaram e aplaudiram perto de uma dezena de grupos/ranchos do município, na tarde de sexta-feira, feriado municipal.
Antes, na noite anterior, as rusgas pintaram de sons, tons e cores tradicionais as festividades, Perto de meia centena de rusgas, de vários pontos do Minho, foram ao palco secundário exibir a espontaneidade do canto e encanto populares.

O mesmo encanto, mas com ainda mais cor, brilho e vivacidade, foi transmitido pelas crianças das escolas e jardim-de-infância da Sede durante as marchas populares. Foi mais um dos momentos grandes das festas, edição de 2008, a anteceder o primeiro grande momento de cartaz.
Paço Bandeira e a sua banda subiram ao palco por volta das 23h00 de sexta-feira, dia 13 de Junho, entoando temas bem conhecidos de todos. A Praça de Santo António encheu e entoou temas como a Ternura dos 40 e Chula da Livração, entre outros.

No sábado, por entre uma participação muito elevada de competidores no Torneio da Malha e de Tiro aos Pratos, a corrida de cavalos de passo travado encheu de emoção a Rua dos Bombeiros. Em simultâneo estava lançado o Torneio Internacional de Futebol Infantil de Vila Verde, com algumas das melhores equipas nacionais e da vizinha Espanha.

A noite de sábado trouxe o melhor do folclore de Portugal e da vizinha Espanha. A Praça de Santo António registaria a segunda grande enchente das festas, num número que trouxe a Vila Verde alguns dos melhores grupos de vários Regiões do País e da zona de Sevilha, Espanha.

Domingo acordou com aguaceiros, mas nem isso demoveu os milhares de pessoas que se juntaram a dois momentos altos do último dia das festas: a procissão em honra de Stº António e o espectáculo de Pedro Khima.
A intercalar, actuou o vilaverdense Miguel Oliveira e M´Void, e concluía-se o torneio internacional de futebol, com as bancadas bastante bem preenchidas, a dar nota do sucesso crescente desta actividade.

«Mais uma vez, Vila Verde teve festas para multidões, com números para todos os gostos, todas as idades e capazes de mobilizar vilaverdenses (de Norte a Sul, de Este a Oeste) e muitos milhares de forasteiros que sabem que encontram sempre um motivo para se divertir», assinala o Vereador da Cultura, Dr. Rui Silva.
E conclui: «Voltamos a estar ao nível dos anos anteriores, com a particularidade de termos feito um investimento substancialmente mais reduzido». Fonte Site CMVV

0 comentários: