Era uma vez um Agrupamento de Escolas que decidiu proporcionar a todos os alunos uma viagem ao mundo de leitura. Encheram-se várias malas e sacos com livros para que estes possam chegar às 20 escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância que compõem o Agrupamento de Escolas de Moure, concelho de Vila Verde, onde a iniciativa começa a virar as primeiras páginas.
A "biblioteca itinerante" do Agrupamento de Escolas de Moure tomou, este ano, a forma de malas de viagem carregadas de livros que são levadas pelos professores de cada escola do 1.º ciclo para serem disponibilizadas aos alunos.
O projecto, enquadrado no plano de leitura traçado pelo Agrupamento, já funcionou numa modalidade diferente, através da parceria com uma associação local cuja carrinha levava os livros às escolas, explica Maria Filomena Alves, professora de Língua Portuguesa do 3.º ciclo na EB 2.3 Professor Amaro Arantes, em Moure, e coordenadora do projecto.
Os livros das malas podem ser utilizados pelos professores nas aulas, mas também levados pelas crianças. "Queremos que estes livros sejam emprestados às crianças para levarem para casa e que haja intervenção dos pais para os responsabilizar na promoção da leitura" descreve a coordenadora do projecto.
O objectivo é "banalizar a leitura tornando o livro acessível" acrescenta.
Cada mala leva 35 livros e a escola recebe uma ou mais malas, conforme o número de alunos.
A maior escola fica com quatro mala.
Para os jardins de infância seguem sacos com livros.
Em ambos os casos, os títulos são adequados à faixa etária, abrangendo áreas de saber desde a filosofia para crianças à literatura e ciências, aponta Maria Filomena Alves, acrescentando que o fundo documental foi financiado, há dois anos, pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A data do Conselho de Docentes marca a troca de malas, já que todas as malas têm um conteúdo diferente.
Esta "biblioteca itinerante" é complementada pelo empréstimo de filmes, CD e DVD que podem ser requisitados tanto pelas escolas do 1.º ciclo como pelos jardins de infância.
Ao todo, são 750 livros e outros suportes só para o 1.º ciclo e pré escolar.
Desde 1999 que a biblioteca sede da EB 2.3 de Moure integra a rede de bibliotecas escolares. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa
0 comentários:
Enviar um comentário