Vila Verde: Escola pretende "pôr os alunos a comer... bem"



Leite gratuito nos bufetes, fruta à discrição e funcionários a vigiar quem não come a sopa são medidas que algumas escolas já adoptaram em nome de uma alimentação mais saudável.

As escolas têm regras claras quanto aos alimentos a disponibilizar nas cantinas e bufetes, mas há estabelecimentos que não esperaram pelas orientações da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e há muito tentam proporcionar uma alimentação mais saudável aos seus alunos. É o caso de algumas escolas do concelho de Vila Verde, onde a Câmara Municipal acabou com as poucas máquinas de "vending" de alimentos nos recintos escolares.

No Agrupamento de Escolas de Ribeira do Neiva, o leite é gratuito há três anos, depois do Conselho Executivo ter desenvolvido uma campanha de sensibilização para o consumo deste alimento.
Por cada copo de leite consumido, os alunos ganha-vam uma senha e, no final do ano lectivo, foi sorteada uma bicicleta a mostrar que o leite também dá pedal.
Leite gratuito é também prática, há vários anos, na EB 2.3 de Vila Verde, garante o vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas, João Graça.
Mas esta escola já adoptou outras medidas: este ano acabou com o pão branco no bufete e na cantina, optando por pão escuro, mais saudável.

A resistência inicial dos alunos já foi ultrapassada e no bufete o objectivo é limitar outro tipo de alimentos, tal como os bolos que já só existem sem creme. A fruta também está disponível e aposta-se em ementas equilibradas na cantina.
Este ano, o Agrupamento de Ribeira do Neiva centra o seu projecto educativo na alimentação e saúde, abarcando os vários níveis de ensino, numa parceria com a extensão de saúde local.
Entre as medidas equacionadas está a oferta de fruta da época, que já está no tabuleiro do almoço, todos os dias, já que apenas uma vez por semana é ser vida outra sobremesa. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: